Coraline e o Mundo Secreto (2009): uma animação sombria - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 30, 2022

Coraline e o Mundo Secreto (2009): uma animação sombria

Coraline é uma animação feita em stop-motion baseada no livro de mesmo título do autor britânico Neil Gaiman. Foi dirigido por Henry Selick, mesmo diretor dos filmes O Estranho Mundo de Jack e James e o Pêssego Gigante

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "Coraline e o Mundo Secreto"

Sinopse - A trama gira em torno de Coraline Jones (Dakota Fanning), uma menina de 11 anos que se muda com sua família para uma enorme casa. A menina sente-se triste em sua nova casa, sempre aborrecida por causa dos vizinhos estranhos que a rodeiam. Entediada, a garota descobre uma porta secreta que dá para outra dimensão, bastante similar a sua, porém, tudo aparenta ser mais divertido.

Ali, Caroline tem uma mãe (Teri Hatcher) que dá atenção à menina e prepara as comidas que ela gosta e um pai (John Hodgman) que parece muito mais divertido. Até os vizinhos são mais simpáticos.

O fato de que todos eles têm botões de roupas nos lugares dos olhos parece incomodar um pouco a garota. Logo, Coraline descobre que há algo de errado com sua mãe alternativa, esta, na verdade, é uma aranha má.

Coraline também descobre que há três almas presas dentro de um espelho que foram comidas pela aranha e seus botões foram costurados no lugar dos olhos. E também conhece Wyborn (Robert Bailey Jr.), um garoto estranho, mas logo eles ficam amigos.

Após descobrir os segredos sombrios desse novo mundo, ela obrigada a lutar contra as forças do mal para salvar não apenas seus pais e os espíritos de outras crianças que foram para lá antes dela, mas também para salvar a si mesma.

Mágico e sombrio

Coraline e o Mundo Secreto é um filme mágico, que permite refletirmos sobre nós mesmos e nossos desejos. Passa uma mensagem simples, verdadeira e inocente, mesmo sendo bastante sombrio. Não existe pontas soltas no filme, o enredo é excelente e as imagens são perfeitas, praticamente ganham vida. 

O filme impressiona pela técnica utilizada que é de extrema sensibilidade autoral, além de ser a primeira animação em stop-motion filmada diretamente em 3D. Coraline e o Mundo Secreto é uma animação fantástica, com um contexto sombrio carregado de simbolismo literário tornando-a envolvente e ao mesmo tempo assustadora. É um filme encantador que nunca enjoamos de assistir.

Ficha  técnica

Título original: Coraline
Duração: 100 minutos
Gênero: Animação, Fantasia, Família
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2009