James e o Pêssego Gigante (1996): uma animação peculiar - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 17, 2021

James e o Pêssego Gigante (1996): uma animação peculiar

James e o Pêssego Gigante é um filme de animação musical dirigido por Henry Selick, mesmo diretor de Coraline. O roteiro de Karey Kirkpatrick, Jonathan Roberts e Steve Bloom foi baseado no romance homônimo de Roald Dahl, publicado em 1961.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "James e o Pêssego Gigante"

Sinopse - Conta a história de James Henry Trotter (Paul Terry), um garotinho de 9 anos de idade que perdeu os pais devorados por um rinoceronte. Órfão, ele passa a viver com duas tias malvadas (Miriam Margolyes) e (Joanna Lumley), que o escravizam. Sua única alegria é sonhar em conhecer a cidade de Nova York e visitar o Empire State Building, desejo de seus pais.

Certa noite, James salva uma aranha de ser morta pelas tias perversas, a partir desse momento sua sorte muda completamente. Surge um homem misterioso (Pete Postlethwaite), que lhe presenteia com um saco de porções mágicas. Voltando para casa, o garoto tropeça e acaba derrubando o pequeno saco próximo a um pessegueiro.

Imediatamente nasce um fruto no pessegueiro que em poucos minutos torna-se um pêssego colossal. Suas tias veem no fruto gigante a possibilidade de lucrar, elas então transformam o fruto em atração turística. Enquanto isso, James fica trancado no sótão e desolado, observa outras crianças se divertirem no seu quintal.

Durante a noite, James é obrigado a coletar o lixo próximo do pessegueiro, ele acaba entrando no interior do pêssego através de um grande buraco que se forma quando ele tira um pedaço de do fruto para saciar a fome. 

Dentro do pêssego James faz amizade com insetos enormes, quando suas tias se aproximam, um dos insetos corta o caule que liga o pêssego à árvore e o pêssego rola para o Oceano Atlântico. James lembra do sonho de seus pais e decide usar o pêssego para conhecer Nova York, mas antes de chegar à cidade, ele e os insetos passarão por várias aventuras.

Surreal e melancólica

James e o Pêssego Gigante é um filme com sabor de nostalgia. A história é simples, porém bastante expressiva. Acompanhamos a trajetória de um garotinho que vive com duas tias que mais parecem duas bruxas... mesmo vivendo cercado de tristeza, ele nunca deixou de acreditar nos sonhos, e com a ajuda de amigos inusitados e leais, o menino consegue vencer seus medos mais profundos.

A parte da animação é bem trabalhada, a mistura de live action e stop motion deixa o filme encantador, ao mesmo tempo assustador, principalmente para as crianças. Nota-se claramente no humor peculiar e situações surreais que é um filme com toques de Tim Burton, produtor de James e o Pêssego Gigante

James e o Pêssego Gigante é um filme leve, criativo, divertido, com boas lições de moral e muitas pitadas de surrealismo. É um filme da Disney pouco conhecido, mas que vale a pena ser assistido.

Ficha técnica

Título original: James and the Giant Peach
Duração: 79 minutos 
Gênero: Animação, Musical, Fantasia, Aventura, Família 
Classificação indicativa: Livre 
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1996