O Estranho Mundo de Jack (1993): um conto de Natal no Halloween - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 30, 2022

O Estranho Mundo de Jack (1993): um conto de Natal no Halloween

O Estranho Mundo de Jack é um encantador filme de Natal indicado para todas as idades. É feito em Stop-Motion e é uma animação recheada de humor negro e críticas inteligentes. Contou com a direção de Henry Selick e foi produzido e co-escrito por Tim Burton

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "O Estranho Mundo de Jack"

Sinopse - Conta a história de Jack Skellington (Chris Sarandon), uma criatura diferente, que vive na Cidade do Halloween, cercado por seres fantásticos e macabros como vampiros, bruxas, esqueletos e todo tipo de criaturas aterrorizantes. Nesse local, todos passam o ano inteiro organizando a festa de Halloween e Jack é o responsável pela organização da festança. 

Após passar séculos buscando maneiras de como assustar as crianças, Jack passa a ter vontade de experimentar coisas novas, pois acredita que algo está faltando na cidade onde mora e deixa o local em busca de ideias.

E eis que um novo mundo surge na sua frente, pois Jack cai, acidentalmente, na cidade do Natal. Um lugar totalmente diferente do lugar onde ele vive, desde a ambientação, passando pelos moradores e seus hábitos. A descoberta deste novo mundo deixa Jack maravilhado e com muitas ideias, porque era exatamente isso que ele precisava para dar uma guinada na festa de Halloween.

Determinado em entender esse novo mundo recém descoberto, ele retorna para sua cidade e organiza uma reunião com todos os moradores do local. Jack resolve adaptar o Natal na cidade de Halloween, mas nenhum morador local, muito menos Jack, conseguem entender o significado da comemoração natalina.

E para entender o famosos espírito natalino, Jack lê todos os livros sobre Natal, vai atrás de pesquisas relacionadas ao tema, mas a pobre criatura ainda sente-se perdida. No entanto, o resultado de todo o esforço de Jack para recriar o Natal na cidade do Halloween vai ser o mais estranho e macabro possível. Tudo foi substituído, presentes por cabeças decapitadas e animais mortos, renas por esqueletos, trenó por um caixão.

Já dá para imaginar o pavor das pessoas com esse Papai Noel assustador, que sequestrou o verdadeiro velhinho. Essa ideia de Jack se passar pelo Papai Noel gera confusões no mundo dos humanos e na cidade do Halloween.

Assustadoramente adorável

Esteticamente fascinante e com um enredo criativo, O Estranho Mundo de Jack é um filme de Natal encantadoramente assustador que se tornou um clássico de Natal, estando entre os filmes mais vistos ao redor do mundo durante a época das festividades de final de ano. O filme também diverge opiniões, há quem o considera inspirador e há aqueles que classificam esse filme como sombrio. 

Foi uma inovação, misturando Halloween e Natal juntos. A premissa é simples, mas riquíssima em detalhes e a trilha sonora é deliciosa de ouvir, às vezes soa melancólica, mas nem por isso seja menos adorável. O Estranho Mundo de Jack é, uma animação que vale a pena ver, rever e continuar revendo.

Ficha técnica

Título original: The Nightmare Before Christmas
Duração: 76 minutos
Gênero: Animação, Fantasia, Musical, Família, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1993