Fome de Viver (1983): uma história de vampiros - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, outubro 29, 2022

Fome de Viver (1983): uma história de vampiros

Fome de Viver é um filme de terror vampiresco do diretor Tony Scott. O roteiro de Ivan Davis é baseado no romance homônimo de Whitley Strieber. A abertura do filme ao som da música Bela Lugosi's Dead da banda Bauhaus já mostra que estamos diante de uma obra dark inesquecível.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Catherine Deneuve e David Bowie em cena no filme "Fome de Viver"

Sinopse - Manhattan, Nova York. Mirian Blaylock (Catherine Deneuve) é uma bela e perigosa vampira que possui séculos de idade, mas manter a aparência jovial. Ela e seu amante, John (David Bowie) se alimentam de incautos frequentadores do submundo da cidade, onde eles se passam por um casal de góticos chiques.

Todos os humanos que Mirian transforma em vampiros, ganham a vida eterna, porém sofrem de decadência acelerada, ou seja, não morrem, mas envelhecem rapidamente até se tornarem irreconhecíveis e inúteis para ela.

John teme que seu fim esteja próximo e procura a Dra. Sarah Roberts (Susan Sarandon), médica especialista em desordens do envelhecimento, na esperança dela ajudá-lo a se livrar da iminente decadência.

Intrigada pelo fenômeno do rápido envelhecimento de John, a médica procura visitá-lo em seu apartamento pois ele não comparece a uma consulta marcada. Mas Sarah nem imagina onde John se encontrava naquele momento.

Ao chegar no apartamento do casal, Sarah é recebida por Mirian que, após uma breve conversa, tenta convencê-la a ser sua nova amante. Após uma certa relutância, a médica acaba cedendo aos encantos da vampira. Mais tarde, Sarah começa a passar mal e os médicos dela descobrem que existe um corrente sanguínea não humana correndo em suas veias, diante dessa revelação, a médica descobre que sua vida tomou um rumo inesperado e sem volta.

Um filme vampiresco póetico perturbador

Fome de Viver é um filme de poucos diálogos, clima perturbador, muito mistério e uma história totalmente atípica se tratando de filmes sobre vampiros. O enredo hipnotizante e o visual gótico impressionante transforma este filme em um dos filmes de vampiros mais elegantes já produzidos pela indústria cinematográfica. 

O elenco é excelente. Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon formam um trio excepcional e entregam performances convincentes. Fome de Viver é um filme estranhamente encantador que merece ser redescoberto por aqueles que gostam de filmes de terror, especialmente o horror gótico.

Ficha  técnica

Título original: The Hunger
Duração: 100 minutos
Gênero: Fantasia, Romance, Terror, Suspense, Clássico
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1983