sábado, outubro 29, 2022
Fome de Viver (1983): uma história de vampiros
Fome de Viver é um filme de terror vampiresco do diretor Tony Scott. O roteiro de Ivan Davis é baseado no romance homônimo de Whitley Strieber. A abertura do filme ao som da música Bela Lugosi's Dead da banda Bauhaus já mostra que estamos diante de uma obra dark inesquecível.
Catherine Deneuve e David Bowie em cena no filme "Fome de Viver" |
Todos os humanos que Mirian transforma em vampiros, ganham a vida eterna, porém sofrem de decadência acelerada, ou seja, não morrem, mas envelhecem rapidamente até se tornarem irreconhecíveis e inúteis para ela.
John teme que seu fim esteja próximo e procura a Dra. Sarah Roberts (Susan Sarandon), médica especialista em desordens do envelhecimento, na esperança dela ajudá-lo a se livrar da iminente decadência.
Intrigada pelo fenômeno do rápido envelhecimento de John, a médica procura visitá-lo em seu apartamento pois ele não comparece a uma consulta marcada. Mas Sarah nem imagina onde John se encontrava naquele momento.
Ao chegar no apartamento do casal, Sarah é recebida por Mirian que, após uma breve conversa, tenta convencê-la a ser sua nova amante. Após uma certa relutância, a médica acaba cedendo aos encantos da vampira. Mais tarde, Sarah começa a passar mal e os médicos dela descobrem que existe um corrente sanguínea não humana correndo em suas veias, diante dessa revelação, a médica descobre que sua vida tomou um rumo inesperado e sem volta.
Um filme vampiresco póetico perturbador
Fome de Viver é um filme de poucos diálogos, clima perturbador, muito mistério e uma história totalmente atípica se tratando de filmes sobre vampiros. O enredo hipnotizante e o visual gótico impressionante transforma este filme em um dos filmes de vampiros mais elegantes já produzidos pela indústria cinematográfica.O elenco é excelente. Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon formam um trio excepcional e entregam performances convincentes. Fome de Viver é um filme estranhamente encantador que merece ser redescoberto por aqueles que gostam de filmes de terror, especialmente o horror gótico.
Ficha técnica
Título original: The Hunger
Duração: 100 minutos
Gênero: Fantasia, Romance, Terror, Suspense, Clássico
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1983