O Labirinto do Fauno (2006): uma fábula encantadoramente sombria - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 30, 2023

O Labirinto do Fauno (2006): uma fábula encantadoramente sombria

O Labirinto do Fauno é um filme de suspense fantástico escrito e dirigido por Guillermo Del Toro, de Pinóquio (2022), O Beco do Pesadelo (2021), A Forma da Água (2017) e A Colina Escarlate (2015).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Ivana Banquero e Maribel Verdú em cena no filme "O Labirinto do Fauno"

Sinopse - A história  se passa na Espanha, em 1944. Oficialmente a Guerra Civil terminou, mas os rebeldes ainda lutam por seus direitos contra os oficiais. É nesse cenário que conhecemos Ofelia (Ivana Banquero), uma garotinha ingênua que ainda acredita em sua literatura de fantasia. 

Ofelia tem 10 anos de idade e juntamente com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil), mudam-se para o local principal da iminente batalha para viver com o padrasto, o capitão Vidal (Sergi López), um fascista cujo objetivo principal é exterminar os guerrilheiros. Solitária, a menina logo se torna amiga de Mercedes (Maribel Verdú), a cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes.

 Certa noite, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia sai em perseguição a uma fada e acaba parando nas ruínas de um labirinto existente na área. Ao seguir a criatura, Ofelia chega ao centro do labirinto, onde descobre uma passagem secreta que a leva a um Fauno (Doug Jones). O Fauno lhe diz que ela é a princesa de um mundo subterrâneo, mas para poder voltar para casa, precisará cumprir três provas decisivas.

Repleto de lirismo e melancolia

Assistir algum filme do mexicano Guillermo Del Toro é mergulhar fundo em um mundo fascinante e aos mesmo tempo sombrio. A primeira coisa que chama atenção neste filme é a fotografia escurecida, sempre em tons frios que remete a época retratada. O preto se torna a cor onipresente na vida de Ofelia, retrata sua (angustia) pela (morte) de seu pai, sua (tristeza) em ver sua mãe se relacionar com o oficial fascista e, a (solidão), que faz a garota buscar refúgio na fantasia. O Fauno, seu novo amigo é representado pela (escuridão) e o (medo) do desconhecido.

O Labirinto do Fauno é um conto de fadas lindo e sinistro ao mesmo tempo. Não é um filme de terror, o que vemos aqui é pura fantasia, uma fábula sombria que seduz até aqueles espectadores que não gostam do gênero. O mundo de Ofelia é intrigante, lá, o Fauno é amigo mesmo com uma aparência tenebrosa, o verdadeiro perigo mora justamente nas pessoas que estão ao redor da garota.

O filme instiga o espectador a criar sua própria percepção da história. O Labirinto do Fauno é um filme de várias interpretações, mas creio que todos irão concordar comigo, ao longo dos 118 minutos, o mundo imaginário apesar de sombrio, é mais agradável que o mundo real.

Ficha técnica

Título original: El Laberinto del Fauno
Duração: 118 minutos
Gênero: Fantasia, Guerra, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Espanha, México
Ano de lançamento: 2006