Uma Lagartixa num Corpo de Mulher (1971): estranhamente envolvente - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 30, 2023

Uma Lagartixa num Corpo de Mulher (1971): estranhamente envolvente

Uma Lagartixa num Corpo de Mulher é um giallo intrigante escrito e dirigido por Lucio Fulci, de O Estripador de Nova York (1982), Premonição (1977) e O Segredo do Bosque dos Sonhos (1972).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Florinda Bolkan e Anita Strindberg em cena no filme "Uma Lagartixa num Corpo de Mulher"

Sinopse - A trama gira em torno de Carol Hammond (Florinda Bolkan), uma bela mulher casada com o advogado Frank Hammond (Jean Sorel) e é filha do influente advogado político Edmond Brighton (Leo Genn). Sua vida tranquila é abalada quando sua vizinha Julia Durer (Anita Strindberg), que leva uma vida promíscua, é encontrada morta.

O inspetor Corvin (Stanley Baker) e seu parceiro Sgt. Brandon (Alberto de Mendoza) são designados para investigar o crime. As pistas que ele encontra levam até Carol. Para complicar ainda mais sua situação, Carol havia revelado ao seu psiquiatra Dr. Kerr (George Rigaud), um sonho onde matava a vizinha e descreveu a cena exatamente como Julia foi encontrada.

Para proteger a filha, Edmond revela ao inspetor que o assassino pode ter sido o genro. Enquanto isso, Carol passa a ser perseguida por um casal de hippies que ela acredita ter os visto no mesmo sonho que teve com Julia. Assustada, ela foge deles e da polícia, mas sua situação fica cada vez mais complicada.

Giallo enigmático

Uma Lagartixa num Corpo de Mulher é um ótimo giallo com voltas e reviravoltas surpreendentes. Neste filme encontramos todos os elementos do gênero:  título enigmático, cores vibrantes, trilha sonora marcante, um crime e muitos suspeitos. Lucio Fulci conseguiu fazer um giallo tão bom quanto os filmes de Dario Argento. O filme é bem construído, com cenários psicodélicos alucinantes e um elenco que se entrega à história.

O enredo é complexo, tem muitas idas e vindas, mas é envolvente e nunca se torna cansativo. Há tantas possibilidades dentro da história que ficamos emaranhados nas linhas das revelações que vamos recebendo. Quem gosta de um bom giallo, certamente irá apreciar Uma Lagartixa num Corpo de Mulher.  Só alertando os desavisados, a cena do cachorrinho é gráfica, foi provado na justiça que nada daquilo aconteceu.

Ficha técnica

Título original: Una lucertola con la pelle di donna
Duração: 104 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Suspense, Giallo
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Itália, França Reino Unido
Ano de lançamento: 1971