Pinóquio por Guillermo Del Toro (2022): um conto sobre amadurecimento - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 13, 2023

Pinóquio por Guillermo Del Toro (2022): um conto sobre amadurecimento

Pinóquio por Guillermo Del Toro é um belíssimo filme de animação em stop motion dirigido por Guillermo Del Toro e Mark Gustafson. O roteiro escrito por Del Toro, Patrick McHale e Matthew Robbins foi levemente inspirado no famoso conto As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, publicado em 1885.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "Pinóquio por Guillermo Del Toro"

Sinopse - O filme segue Gepeto (David Bradley), um carpinteiro muito querido em sua vila, que se entregou ao vício da bebida depois de perder seu único filho Carlo para um ataque aéreo durante a Segunda Guerra Mundial. Durante um acesso de raiva, ele transforma um tronco de pinheiro em um boneco de madeira, totalmente disforme.

Para amenizar a dor do velho carpinteiro, uma bondosa Fada Azul (Tilda Swinton) que por ali passava, resolve dar vida ao boneco. Ela batiza o menino de madeira de Pinóquio (Gregory Mann). Sebastian J. Cricket (Ewan McGregor), um grilo falante que observava os fatos, fica encarregado de guiar o menino/boneco  pelo bom caminho.

Quando Gepeto acorda e se depara com Pinóquio, ele fica apavorado. Passado o susto, Gepeto tenta aceitar aquele boneco feioso como um filho, mas as travessuras do menino/boneco faz com que os moradores do vilarejo obriguem Gepeto a tomar providências. Uma delas é mandar Pinóquio para a escola afim de ser alfabetizado e educado.

Porém, enquanto segue em direção a escola, Pinóquio é interceptado pelo mau-caráter conde Volpe (Christoph Waltz) e seu assistente, o macaco Spazzatura (Cate Blanchett), que o convencem a ir para o circo. Sebastian tenta impedir, sem sucesso.

Mais tarde, Gepeto aparece no circo para levar Pinóquio de volta para casa, mas é confrontado por Volpe que resulta no atropelamento do menino/boneco. Lá do outro lado do caminho ele conhece a Morte (Tilda Swinton), irmã da Fada Azul, e fica sabendo que pode retornar para o mundo dos vivos.

De volta à vida, Pinóquio tenta aprender como ser um menino de verdade, mas suas atitudes erradas o levam novamente para a morte. E consecutivamente, morrendo e revivendo, o boneco vai ser tornando mais humano.

Um primor de animação

Os filmes de Guillermo Del Toro trazem sempre um toque especial de magia sombria na sua temática. A capacidade que o diretor tem de lidar com temas maduros de uma forma mágica está presente em quase todos os seus filmes. O Labirinto do Fauno (2006), A Forma da Água (2017), A Espinha do Diabo (2001) e A Colina Escarlate (2015) são alguns exemplos e, em Pinóquio os elementos fantásticos se fundem com a realidade criando uma obra incrivelmente bela que rende profundas interpretações. 

Pinóquio por Guillermo Del Toro causa um certo estranhamento no início, principalmente naqueles espectadores que cresceram assistindo a versão clássica da Disney. Pinóquio (1940) tinha alguns momentos inquietantes, mas nada muito sombrio. Nesta nova versão, o boneco é assombroso visualmente, mas conforme ele vai amadurecimento seus defeitos desaparecem aos nossos olhos. E quando mais se aproxima de um menino de verdade, mais encantador ele se torna.

Preferi não criar muitas expectativas antes de assistir, já estava decepcionada com a versão sem coração feita pela Disney em 2022, mas para minha surpresa, me deparei com um dos mais belos filmes de animação que assisti na vida. Pinóquio por Guillermo Del Toro aborda temas pesados como morte, luto e fascismo, sem nunca perder a leveza e o tom humorístico. 

Embora seja uma animação sombria, Pinóquio por Guillermo Del Toro consegue passar conceitos otimistas nos seus momentos mais cruciais. Talvez não seja um filme para todos os públicos, mas acredito que todos que assistirem não vão se decepcionar. É uma excelente releitura de um dos contos de fadas mais notáveis da história.

Ficha técnica

Título original: Guillermo del Toro's Pinocchio
Duração: 104 minutos
Gênero: Animação, Drama, Musica, Fantasia
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América, México, França
Ano de lançamento: 2022