Filme: O Beco do Pesadelo (2021) - Dicas de Filmes Pela Scheila

segunda-feira, 14 de março de 2022

Filme: O Beco do Pesadelo (2021)

"Nightmare Alley" é um suspense psicológico neo-noir do diretor Guillermo del Toro que conta a trajetória de um ajudante de circo que devido sua habilidade em manipular pessoas, torna-se um famoso adivinhador. O roteiro escrito por del Toro e e Kim Morgan foi baseado no romance homônimo de William Lindsay Gresham, de 1946. O livro já foi adaptado para o cinema em 1947 com o título de "O Beco das Almas Perdidas".

Lançado em 2021, o filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

O filme gira em torno de Stanton Carlisle (Bradley Cooper), um homem que está fugindo de um passado sombrio. Após assistir um espetáculo bizarro em um circo itinerante de propriedade de Clem Hoatley (Willem Dafoe), ele resolve se juntar ao grupo de artistas circenses.

Quando Stan assiste o espetáculo protagonizado por madame Zeena (Toni Collette) e seu marido Pepe (David Strathairn), ele fica fascinado com o ato clarividente. Inteligente e astuto, Stan aprende rapidamente os truques de clarividência e leitura fria. No entanto, o bêbado Pepe o alerta para não fazer mal uso dos poderes das trevas contidos em seu livro. 

Enquanto isso, Zeena se apaixona por Stan, mas ele está interessado em Molly Cahill (Rooney Mara), a Mulher Electra. Depois que Pepe morre de envenenamento por álcool, Stan e Molly saem do circo.

Passados dois anos, Stan e Molly se tornam um sucesso ao realizar um ato psíquico para a elite em hotéis e clubes. Certo dia, a psicóloga Dra. Lilith Ritter (Cate Blanchett) assiste o espetáculo e tenta provar que o casal é uma fraude. Entretanto, sua tentativa acaba falhando.

Passado algum tempo, Stan e Lilith se unem para enganar Ezra Grindle (Richard Jenkins), um milionário bastante perigoso. O homem deseja contatar o espírito de sua amada. Stan aceita sem imaginar o perigo que está correndo.

Sobre excesso de confiança


Gosto bastante do estilo do cineasta Guillermo del Toro, por isso esperava bem mais do filme. "O Beco do Pesadelo" não é ruim, pelo contrário, é um filme fascinante, especialmente a fotografia, mas senti que faltou profundidade. 

A história original é intrigante, mostra que às vezes o excesso de confiança pode levar uma pessoa a ruína, entretanto, o desenvolvimento do roteiro ficou aquém, não conseguindo passar todas as nuances do personagem principal. Mas assim como no original de 1947, o destino de Stan é de um amargor poético sem igual. 

"O Beco do Pesadelo" é um filme bem feito e com um grande elenco que entrega performances excepcionais. Os cenários são um verdadeiro espetáculo visual, porém, conforme o filme avança, a história torna-se menos cativante, o último ato é insatisfatório com reviravoltas que não surpreendem. 

Duração: 150 minutos
Categorias: Policial, Thriller, Drama
Classificação: 16 anos
O Beco do Pesadelo (2021)
INSTIGANTE; TENSO; PREVISÍVEL