Peter Pan e Wendy (2023): um conto de fadas sem magia - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 18, 2023

Peter Pan e Wendy (2023): um conto de fadas sem magia

Peter Pan e Wendy é um filme de aventura fantástica da Disney do diretor David Lowery, de A Lenda do Cavaleiro Verde (2021), Sombras da Vida (2017) e Meu Amigo, O Dragão (2016). O roteiro foi escrito por Lowery junto com Toby Halbrooks e é uma adaptação do clássico de 1953, As Aventuras de Peter Pan.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Alexander Molony, Ever Anderson e Joshua Pickering em cena no filme "Peter Pan e Wendy"

Sinopse - A história se passa em Londres. Wendy Darling (Ever Anderson) está indignada com seus pais, George (Alan Tudyk) e Mary (Molly Parker) por a forçarem a ir para o internato no dia seguinte. Ela deseja fortemente nunca crescer.  

Naquela noite, enquanto a família dorme, Peter Pan (Alexander Molony) aparece na residência dos Darling para atender o desejo de Wendy e levá-la para a Terra do Nunca, um lugar onde ela será criança eternamente. Com a ajuda da fada Sininho (Yara Shahidi), ele leva Wendy e seus irmãos, John (Joshua Pickering) e Michael (Jacobi Jupe), para sua casa.

Chegando lá, as crianças são atacadas por piratas liderados pelo Capitão Gancho (Jude Law), um homem maldoso sedento de vingança. Ele captura os irmãos de Wendy. Com a ajuda de Tiger Lily (Alyssa Wapanatâhk) e dos garotos perdidos, ela salva os meninos. No entanto, o Capitão Gancho e sua tripulação conseguem encontrá-los e capturá-los. Peter Pan se vê forçado a confrontar seu inimigo.

Demasiadamente sombrio

Eu cresci assistindo os filmes animados da Disney e não consigo me empolgar com os remakes feitos em live action. Peter Pan e Wendy é um remake bastante sombrio do clássico de 1953. Podendo facilmente assustar algumas crianças e deixar os adultos depressivos. Também não senti nenhuma empatia pelos personagens centrais da história. Peter Pan é mostrado como um menino prepotente e Wendy está longe de ser a garota determinada do conto. O único "melhorzinho" deste filme é o capitão Gancho. 

Visualmente é um filme bem feito, com ótimos efeitos CGI, porém, os diálogos sem paixão deixam o filme entediante em vários momentos. A sensação que tenho é que a Disney perdeu a capacidade de criar histórias inspiradoras. Peter Pan e Wendy é inclusivo, mas não tem o charme nem o brilho do conto original. 

Ficha técnica

Título original: Peter Pan
Duração: 106 minutos
Gênero: Aventura, Fantasia, Comédia, Ação, Musical, Romance, Família
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Unidos da América, Canadá
Ano de lançamento: 2023