As Aventuras de Peter Pan (1953): sobre ser criança eternamente - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, agosto 01, 2014

As Aventuras de Peter Pan (1953): sobre ser criança eternamente

As Aventuras de Peter Pan é um filme de animação musical da Disney dirigido por Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske. O roteiro foi baseado na peça de JM Barrie, escrita em 1904.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "As Aventuras de Peter Pan"

Sinopse - O filme gira em torno de um garoto chamado Peter Pan (Boby Driscoll), que se recusa a crescer. Ele vive nos arredores da casa da família Darling, pois Wendy (Kathryn Beaumont), a filha mais velha, acredita que o menino dos contos de fada existe de fato.

Certa noite, Peter Pan aparece no quarto de Wendy em busca de sua sombra perdida. John (Paul Collins) e Michael (Tommy Luske), os irmãos menores da garota, ficam encantados com a presença de Peter Pan.

Depois de recuperar sua sombra, Peter Pan ensina alguns truques para o trio de irmãos. Eles colocam em prática enquanto a fada Sininho (Tinker Bell) joga um pó mágico sobre eles. Então  Peter Pan leva as crianças Darling para um passeio na Terra do Nunca, uma ilha encantada que é o lar de Peter Pan, da fada Sininho, dos Garotos Perdidos e também do sinistro Capitão Gancho (Hans Conried), o pirata malvado que deseja vingar-se de Peter Pan por desavenças do passado. Enquanto isso, a fada Sininho começa a sentir ciúmes de Wendy...

Divertido e frenético

As Aventuras de Peter Pan é um dos grandes clássicos animados da Disney. O enredo captura a essência da história original e povoa nossa imaginação com seres mágicos em um lugar onde é possível ser criança eternamente. 

O filme tem alguns problemas, principalmente na maneira como os índios americanos são retratados (retrato de sua época, mas também é a prova que estamos evoluindo), ainda assim é uma obra interessante. Os traços bem feitos e o colorido convidativo deixam As Aventuras de Peter Pan prazeroso de assistir. É uma animação que agrada crianças e adultos nostálgicos.

Minha nota: 7.5/10


Ficha técnica

Título original: Peter Pan
Duração: 77 minutos
Gênero: Animação, Fantasia, Família, Musical, Aventura Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1953