360 (2011): sobre as voltas e reviravoltas da vida - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 17, 2023

360 (2011): sobre as voltas e reviravoltas da vida

360 é um thriller dramático do diretor Fernando Meirelles, de Dois Papas (2019), Ensaio Sobre a Cegueira (2008) e O Jardineiro Fiel (2005). O roteiro é de Peter Morgan que adaptou a peça A Ronda, de Arthur Schnitzler.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Rachel Weisz e Jude Law em cena no filme "360"

Sinopse - A trama conta várias histórias de amor, traição e suas consequências. Acompanhamos a vida de pessoas em diferentes países e quando seus destinos se encontram em vários aspectos.

Em Viena, Anna (Gabriela Marcinková) acompanha sua irmã mais velha Mirka (Lucia Siposová) em uma sessão de fotos feita pelo fotógrafo Rocco (Johannes Krisch), para um serviço de acompanhantes. Mais tarde, Rocco chama Mirka e diz que ela vai atender um cliente chamado Michael Daly (Jude Law), no dia seguinte. No entanto, um dos colegas de trabalho de Michael descobre o encontro. Michael desiste do encontro com a garota e tenta ligar para sua esposa.

Em Paris, um argelino (Jamel Debbouze) espiona uma mulher que usa uma boina vermelha desde que deixou sua casa. Sabendo que ela é casada, ele procura uma terapeuta afim de aprender como lidar com a situação.

Em Londres, Rose (Rachel Weisz) está indo para um hotel sem saber que uma mulher aparentemente perturbada está tirando fotos suas. Neste hotel ela havia marcado um encontro amoroso com Rui (Juliano Cazarré).

Após o encontro, Rui vai para casa encontrar sua namorada Laura (Maria Flor), mas descobre que ela o deixou. Logo, descobrimos que Rose é casada com Michael Daly, que tinha planejado o encontro com a garota de programa em Viena.

Em Colorado, Tyler (Ben Foster) ganhou a liberdade após cumprir seis anos de detenção e tem medo de enfrentar a vida no mundo exterior devido às suas tentações.

Enquanto isso, Laura embarca num voo de volta ao Brasil. Ao seu lado senta John (Anthony Hopkins), que está em busca de sua filha desaparecida, que fugiu há muitos anos. O avião em que ambos estão acaba ficando preso em Denver devido ao mau tempo. Laura acaba conhecendo Tyler no restaurante do aeroporto. Sem saber que Tyler estava preso por crimes sexuais, Laura convida o rapaz para ir no quarto que foi reservado para ela no hotel. Ele aceita.

John chega em Phoenix para analisar no necrotério os restos não identificados que poderia ser sua filha desaparecida. Após isso, em uma reunião, ele conhece Valentina (Dinara Drukarova), descobrimos então que ela era a mesma mulher que o homem argelino estava espionado em Paris.

De volta a Paris, Valentina volta para casa e para o marido russo Sergei (Vladimir Vdovichenkov), onde ela lhe informa que quer o divórcio por estar interessada em outra pessoa, mas Sergei a ignora. Voltamos à Viena, Sergei vai buscar seu chefe do aeroporto e é repreendido. Enquanto espera o chefe, ele conhece Anna, esse encontro transformará a vida dos dois.

Um escolha, várias consequências

360 utiliza a metáfora da bifurcação para mostrar que nossas vidas são construídas por escolhas. Enquanto acompanhamos os dramas de cada personagem percebemos que a vida real é exatamente como mostrada no filme. Algumas histórias são mais intensas, enquanto outras são mornas. Mas todas são complicadas devido as escolhas feitas.

A narrativa do filme tem semelhanças com Babel (2006) de Alejandro González Iñárritu. Ao mostrar como as consequências das ações de uma pessoa desencadeia efeitos nas vidas de várias pessoas ao redor do mundo.

Assistir 360 foi uma agradável surpresa, a história contada conseguiu prender minha atenção logo no primeiro minuto. Fala sobre traição, mas além de analisar os motivos que leva uma pessoa a trair, aponta as consequências que tal ato causa na vida dos envolvidos.

Ficha técnica

Título original: 360
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama, Suspense
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido, França, Brasil, Áustria, Estados Unidos da América, Canadá
Ano de lançamento: 2011