Sombras da Vida (2017): drama existencial sobre finitude - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 22, 2023

Sombras da Vida (2017): drama existencial sobre finitude

Sombras da Vida é um filme de drama sobrenatural escrito e dirigido por David Lowery, de Peter Pan & Wendy (2023), Um Ladrão com Estilo (2018) e Amor Fora da Lei (2014).

Sombras da Vida
Rooney Mara e Casey Affleck em cena no filme "Sombras da Vida"

Sinopse - Conta a história do jovem casal C (Casey Affleck) e M (Rooney Mara), apaixonados, eles tem o futuro todo pela frente. No entanto, C acaba se envolvendo em um acidente de trânsito e infelizmente perde a vida. Mas, o inusitado acontece, ele se transforma em um fantasma (tradicional) e acaba retornando para sua casa.

Logo ele percebe que sua esposa passa por dificuldades emocionais tentando seguir em frente com sua vida. E enquanto C observa M, o tempo vai passando... passando...

Uma história de fantasmas diferente

Existe beleza na melancolia? Sim, existe! Sombras da Vida prova como a tristeza pode ser bela, mas isso depende do ponto de vista de cada espectador. Enquanto assistia, refletia sobre o legado que estou construindo peça por peça, será que serei lembrada daqui 100 anos? E daqui 500 anos? Provavelmente não. Conforme os séculos forem passando, todos seremos esquecidos (salvo algumas exceções), então porque tantas pessoas se sentem superiores perante outras, se nada somos e todos seremos esquecidos?!

Sombras da Vida é filme sobre existencialismo. A figura do fantasma com lençol branco faz todo sentido conforme a trama se desenvolve. O fantasma é um mero coadjuvante, mas ao mesmo tempo é peça fundamental desse tabuleiro que gira em torno do devir, ou seja, vir a ser.

A fotografia é perfeita, as paletas em tons pastéis e amareladas e o formato quadrangular da imagem com pontas arredondadas deixa a sensação de estarmos assistindo algo antigo, tipo Polaroid. Somos voyeurs do fantasma e, ele transmite tanta melancolia que em determinados momentos dá vontade de arrancar o fantasma do filme. É muito triste observar a solidão de alguém, mesmo que esse alguém já não exista mais na forma física.

A trilha sonora é magnifica, emociona ao transmitir os sons que o fantasma não consegue dar. Também vale destacar que Sombras da Vida é um filme de poucas falas, tudo a ver com a verdadeira intenção do enredo que é mostrar um fantasma observando coisas passando pelo ambiente.

Resumo Sombras da Vida como um filme peculiar, contemplativo, sensorial, uma poesia em movimento. Certamente não vai agradar todos os públicos, porque é um filme feito para ser sentido e não compreendido. Instiga reflexões sobre o existir, sobre nossa finitude de cada dia.

Ficha técnica

Título original: A Ghost Story
Duração: 92 minutos
Gênero: Fantasia, Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2017