sexta-feira, maio 19, 2023
O Silêncio (2019): criatividade silenciada
O Silêncio é um filme de terror do diretor John R. Leonetti, de Canção de Ninar (2022), 7 Desejos (2017), O Perigo Bate à Porta (2016), Annabelle (2014) e Efeito Borboleta 2 (2006). O roteiro foi escrito por Carey Van Dyke e que adaptaram o romance homônimo de Tim Lebbon, publicado em 2015.
Kiernan Shipka e Stanley Tucci em cena no filme "O Silêncio" |
Sinopse - O filme começa mostrando uma equipe de pesquisadores descobrindo uma espécie desconhecida de criaturas semelhantes à "vespas gigantes" no subterrâneo. A equipe é atacada e devorada, que voam para fora da caverna rumo às cidades.
Conhecemos Ally (Kiernan Shipka), uma adolescente de 16 anos que perdeu a audição após sofrer um grave acidente com seus avós. Ela mora com seus pais Hugh (Stanley Tucci) e Kelly (Miranda Otto) Andrews, sua avó materna Lynn (Kate Trotter), seu irmão Jude (Kyle Harrison Breitkopf) e o cachorro de estimação.
À medida que a notícia da invasão das vespas gigantes se espalha, o governo declara estado de emergência, a família de Ally segue rumo ao campo. Glenn (John Corbett), amigo de Hugh junta-se a eles na viagem. Para sobreviver, além de enfrentar as temidas vespas, a família Andrews também precisa enfrentar fanáticos religiosos de uma seita conhecida como "os silenciosos".
Pouca coisa funciona neste filme
O Silêncio tem um ótimo elenco desperdiçado em um enredo que já foi explorado outras vezes. Não se trata de uma cópia, a história que deu origem a este filme foi publicada bem antes de Um Lugar Silencioso (2018) ser lançado nos cinemas, mas ao assistir é impossível não associar as semelhanças. O plot twist é praticamente o mesmo, com uma ou outra diferença que não convence na sua tentativa superficial de apontar os males da sociedade. A falta de criatividade deixa a impressão de que uma excelente história não foi aproveitada.
O Silêncio tem todos os elementos dos filmes B do gênero: direção morna, roteiro fraco, personagens desinteressastes e qualidade duvidosa, o filme só não é uma total perda de tempo por conta das cenas tensas (são poucas, mas são bem feitas) e pela atmosfera sombria que nos deixa agoniados em alguns momentos.
Boas ideias podem render inúmeras interpretações quando há ousadia, mas O Silêncio não inova, não ousa, não sai do lugar, sendo mais um filme de terror que amarga no esquecimento.
Ficha técnica
Título original: The SilenceDuração: 90 minutos
Categorias: Terror, Suspense, Ficção Científica, Drama
Classificação: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2019