Céu Amarelo (1948): um conto de ganância - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 20, 2023

Céu Amarelo (1948): um conto de ganância

Céu Amarelo é um filme de faroeste dirigido por William A. Wellman, de Buffallo Bill (1944) e Consciências Mortas (1943). O roteiro de Lamar Trotti é uma adaptação do romance homônimo escrito por W. R. Burnett.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Anne Baxter e Gregory Peck em cena no filme "Céu Amarelo"

Sinopse - A trama se passa em 1867 e segue os fora-da-lei Dude (Richard Widmark), Bull Run (Robert Arthur), Half Pint (Harry Morgan), Walrus (Charles Kemper), Lengthy (John Russell), Jed (Robert Adler) e James Dawson (Gregory Peck), conhecido como Stretch, que depois de assaltarem o banco de Rameyville, são perseguidos até as areias brancas do deserto do Vale da Morte que liga a uma cidade fantasma chamada Yellow Sky.

Nesta cidade vive Mike (Anne Baxter) e seu avô (James Barton), um ex-mineiro. Ao ver os fora-da-lei por perto, a moça tenta expulsá-los das terras de seu avô. No entanto, Stretch consegue convencer a jovem convence após argumentar sobre a situação do grupo. Mais tarde, o avô da jovem oferece comida para aquela noite.

Dude descobre que o idoso encontrou ouro, então o grupo decide ficar e descobrir onde o ouro está escondido. Mike não está disposta a dar nada aos bandidos, mas seu avô sugere que eles dividam a fortuna. Stretch aceita a condição, porém, seus comparsas não desejam cumprir a promessa feita ao idoso gerando alguns confrontos entre o próprio grupo.

Western melancólico

Céu Amarelo é um faroeste interessante. A trama repleta de situações tensas provocam sensações de alerta no espectador, que acompanha uma história mais realista e humana, fugido do padrão tradicional de westerns. Culpa, redenção, ganância e deslealdade permeiam toda a obra e seus personagens, que aos poucos, revelam o caráter, ou a falta dele. O enredo bem elaborado lembra a famosa obra A Tempestade de William Shakespeare, apesar do diretor nunca ter confirmado, as semelhanças são óbvias.

Lindamente filmado em preto e branco, Céu Amarelo explora ao máximo as belezas naturais de suas locações. As atuações são soberbas, todas de alto nível. Só o desfecho não foi satisfatório, mas isso não estraga os méritos deste clássico soberano.

Ficha técnica

Título original: Yellow Sky
Duração: 98 minutos
Gênero: Faroeste, Policial, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1948