Filme: Um Lugar Silencioso (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, junho 27, 2018

Filme: Um Lugar Silencioso (2018)

Imagine viver em um mundo onde qualquer barulho pode ser sua sentença de morte? Essa é a proposta de "A Quiet Place", um excelente filme de terror/suspense lançado em 2018. Dirigido e atuado por John Krasinski que também assina o roteiro em parceria com Bryan Woods e Scott Beck. Foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Edição de Som.

Temos aqui um filme diferente de tudo que há no gênero de terror/suspense, o roteiro muito bem escrito tem o cuidado de ir além de dar apenas sustos no espectador [algo comum na maioria dos filmes do gênero lançados nos últimos anos], há sim muitos sustos, mas esses surgem naturalmente devido a tensão que o filme provoca no espectador. Acredito que a maioria que assistiu "A Quiet Place" ficou imaginando como seria viver num mundo onde o silêncio é crucial, eu certamente não sobreviveria nem 24 horas.

A trama se passa em um futuro próximo, onde criaturas monstruosas dizimaram a maioria da população e os poucos sobreviventes que restaram precisaram se adaptar a um mundo totalmente silencioso. É nesse contexto que conhecemos a família Abbott formada por Lee (John Krasinski ), sua esposa Evelyn (Emily Blunt) e os filhos Regan (Millicent Simmonds), Marcus (Noah Jupe) e Beau (Cade Woodward).

Enquanto eles percorrem uma cidadezinha abandonada, o espectador percebe que algo apocalíptico devastou a Terra. No momento que a família volta para a fazenda onde moram, algo terrivelmente assustador acontece e é aí que temos a noção da gravidade da situação e a importância do silêncio.

Conforme a trama se desenvolve, aumenta a nossa tensão, pois sabemos que qualquer ruído, por menor que seja, atraí as criaturas, mas a gravidez em estágio avançado de Evelyn deixa o espectador cada minuto mais apreensivo, ela pode dar a luz a qualquer momento... 

"Um Lugar Silencioso" é tensão do início ao fim. Todo o terror da premissa está no silêncio ou no rompimento do mesmo. É um filme praticamente mudo, os diálogos são quase nulos e a comunicação da família é feita através dos sinais. Raros momentos ouvimos algum som, esse fato deixa o filme primoroso e desesperador. A trama original não desaponta em nenhum momento, o conceito desenvolvido no filme é único, por isso não vemos os clichês comuns do gênero.

A direção certeira de John Krasinski merece todos os aplausos, o cineasta também protagoniza uma das cenas mais dolorosas que já assisti na vida. Emily Blunt está fantástica, a atriz demonstra todos os sentimentos da personagem apenas pelo olhar. Noah Jupe e Millicent Simmonds também estão ótimos, destaque para a atriz mirim que entrega uma atuação memorável, um detalhe que poucos sabem sobre Simmonds é que ela realmente tem deficiência auditiva.

Assistir "Um Lugar Silencioso" é uma experiência no mínimo diferente. O filme é daquelas pérolas raras que vez ou outra aparecem no gênero. Com situações dramáticas que me levaram ao desespero e sustos que surgem naturalmente devido o clima tenso, este filme já entrou para a minha lista especial dos melhores filmes que assisti na vida (acredito que também está na lista da maioria do público). 

Filme: Um Lugar Silencioso (2018)
TENSO; DESESPERADOR; ENVOLVENTE; PODEROSO

Duração: 90 minutos
Categorias: Terror,  Suspense, Drama, Ficção Científica
Classificação: 14 anos