Quatro Moscas sobre Veludo Cinza (1971): giallo perturbador - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, setembro 28, 2022

Quatro Moscas sobre Veludo Cinza (1971): giallo perturbador

Quatro Moscas sobre Veludo Cinza é a última parte da 'Trilogia dos Bichos' que é composta também pelos filmes O Pássaro das Plumas de Cristal e O Gato de Nove Caudas, todos dirigidos pelo cineasta italiano Dario Argento, responsável por criar um padrão cinematográfico que seria fundamental para a popularização do gênero. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Michael Brandon e Francine Racette em cena no filme "Quatro Moscas sobre Veludo Cinza"

Sinopse - Roberto Tobias (Michael Brandon) é incomodado por uma mosca que voa ao seu redor insistentemente. Mais tarde, ele percebe que tem um homem o seguido nos últimos dias. Certa noite, ele consegue alcançar o homem em um teatro abandonado. Os dois lutam e Roberto mata-o acidentalmente.

Ele foge do local, porém uma figura mascarada no alto do teatro fotografara toda a ação. Roberto, então, passa a ser constantemente atormentado com ligações, fotos comprometedoras e visitas do homem mascarado na própria casa.

A partir desse momento, Roberto verá sua vida entrar em colapso com a testemunha, que chantageia e tortura-o psicologicamente, além de perseguir e matar membros próximos de seu círculo social e família.

Fechamento da trilogia dos bichos

O enredo é bem simples, porém, seguido de mortes cada vez mais elaboradas e momentos de puro suspense. Dario Argento cria situações limites e dá volta em círculos, matando todo e qualquer um que esteja se aproximando da verdade ou de uma resolução e isso deixa o espectador atônito, são reviravoltas em cima de reviravoltas e quando pensamos que descobrimos toda a verdade, surge um novo fato e outra reviravolta. É por isso que adoro os giallos italianos de terror, principalmente de Argento.

O título Quatro Moscas sobre Veludo Cinza tem uma lógica, estranha a primeira vista, mas que faz sentido, afinal, surge no momento em que Roberto analisa uma das vítimas, apropriando-se de uma teoria de que poderia ficar gravado na retina a ultima visão da pessoa antes de morrer, ele constata que a pessoa assassinada viu quatro moscas no momento da morte.

O filme não está entre os melhores do diretor que tem em seu currículo obras como Suspiria e Prelúdio para Matar, mas é um filme muito bom se compararmos com os suspenses/terror lançados atualmente. 

Dário Argento estava começando precocemente sua carreira e ainda não havia mostrado nem 1% de sua criatividade bizarra capaz de impressionar até mesmo Hitchcock. Quatro Moscas sobre Veludo Cinza é um filme que encontra sutileza no que é brutal, beleza no que é grotesco e ritualismo no que é aleatório. 

Ficha técnica

Título original: 4 Mosche di Velluto Grigio
Gênero: Suspense, Policial, Clássico, Giallo
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Itália
Ano de lançamento: 1971