Suspiria (1977): quando a estética causa desconforto - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 13, 2022

Suspiria (1977): quando a estética causa desconforto

Suspiria é um dos filmes mais desconcertantes de Dario Argento. As cores saturadas se mesclam com o pavor crescente da história incrivelmente envolvente. O roteiro escrito por Argento e Daria Nicolodi foi baseado no livro Suspiria de Profundis, de Thomas de Quincey, publicado em 1845. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jessica Harper em cena no filme "Suspiria"

Sinopse - A história começa com uma narrativa sobre a jovem Suzy Bannion (Jessica Harper), que para aprimorar suas técnicas de bailarina e viaja para Friburgo, na Alemanha. Quando Suzy finalmente chega no local, ela encontra uma jovem desesperada que pronuncia algumas palavras aparentemente sem sentido. A moça era Pat Hingler (Eva Axén), que foi expulsa da escola. 

Pat sai correndo desnorteada por um bosque, durante uma forte tempestade e chega ao apartamento de uma amiga, ela parecia estar fugindo de alguém e realmente estava. Então, assistimos a sequência de um dos assassinatos mais horripilantes e violentos de toda a história do cinema. 

A essa altura Suzy já havia encontrado um lugar para passar a noite. Logo que amanhece ela chega na escola de dança, sendo recebida pela Madame Blanc (Joan Bennett) e por Miss Tanner (Alida Valli), a professora ranzinza. No mesmo dia Suzy conhece Olga (Barbara Magnolfi) e Sarah (Stefania Casini).

Suzy e Sarah se tornam melhores amigas. Com o passar dos dias, Suzy desconfia que algo estranho está acontecendo na academia de dança e comenta com Sarah, esta então revela algo sobre Pat que deixa Suzy ainda mais intrigada.

Fatos horripilantes passam a acontecer envolvendo assassinatos pavorosos e após o desaparecimento de Sarah, Suzy busca respostas com o Dr. Frank Mandel (Udo Kier) que é psiquiatra especialista em ocultismo. Ambos tentam descobrir o paradeiro de Sarah. Mas o que Suzy irá descobrir vai além de tudo que ela poderia imaginar. Suzy  terá que lutar contra forças malignas poderosas caso queira sair dessa escola com vida.

Um belo filme de terror

Suspiria é o giallo mais belo e impactantes que assisti. O visual do filme é incrivelmente desconcertante. Sua composição se dá por meio de jogos de luzes e cores vibrantes (destaque para o vermelho), aliado a uma trilha sonora impecável da banda Goblin, Argento conseguiu transformar até um sorriso inocente em algo tenebroso. 

Alguns dizem que o roteiro de Suspiria é bobinho. Concordo que a escrita seja bastante simplista e até confusa em determinados momentos, mas ainda assim o filme ganha disparado da maioria dos filmes de terror lançado na atualidade. 

Dario Argento conseguiu criar sua maior obra-prima, na minha opinião. O filme oferece uma experiência única em termos de estética, tensão e pavor. O clima psicodélico foi minuciosamente trabalhado. Em mais de 90 minutos de filme, cerca de 80% são de apreensão e sustos (nunca havia levado tantos sustos em tão pouco tempo). Entretanto, Suspiria pode não agradar quem busca uma obra com bastante ação, aqui tudo é mais lento justamente para forçar o espectador a prestar atenção em cada detalhe.

Suspiria também é um filme sensorial, onde cada cena foi minunciosamente planejada para despertar sensações, seja de estranheza ou de pavor. Podemos definir esse grande giallo como um horror sedutor, que intriga, assombra e desperta inquietude e admiração.

"O azar não é trazido por espelhos quebrados, mas por mente quebradas."

Ficha técnica

Título original: Suspiria
Duração: 98 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Fantasia, Clássico
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Itália
Ano de lançamento: 1977