O Pássaro das Plumas de Cristal (1970): atmosfera sinistra - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 11, 2021

O Pássaro das Plumas de Cristal (1970): atmosfera sinistra

O Pássaro das Plumas de Cristal é o primeiro filme do diretor Dario Argento, mesmo diretor de giallos sensacionais como Suspiria (1977), Prelúdio para Matar (1975) Phenomena (1985), entre outro. É um dos giallos mais importantes de todos os tempos e faz parte da trilogia dos bichos composta também pelos filmes O Gato de Nove Caudas (1971) e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Tony Musante em cena no filme "O Pássaro das Plumas de Cristal"

Sinopse - A trama é bem construída, o suspense é intrigante, as atuações ótimas, a trilha sonora é fantástica e como é de praxe em filmes de Argento, tem desfecho com reviravolta. O escritor americano Sam Dalmas (Tony Musante) mora na Itália e certa noite, ao passear pelas ruas de Roma, presencia uma briga dentro de uma galeria de arte.

Ao se aproximar do local, ele percebe que uma mulher ruiva foi esfaqueada por um homem vestindo capa, luvas e chapéu preto, mas ele não consegue se aproximar do assassino devido ficar preso entre as portas de vidro da galeria. A moça é apunhalada e o criminoso consegue fugir sem que Sam consiga ver seu rosto.

O escritor fica obcecado em descobrir que é o misterioso criminoso que estava por trás daquela capa escura, ele tenta lembrar os fatos que viu naquela noite, já que havia algum detalhe que não se encaixava.

Sam e sua namorada, Julia (Suzy Kendall) começam a ajudar nas investigações do inspetor Morosini (Enrico Maria Salerno) e assim descobrir a identidade do criminoso.

No entanto, o casal descobre que se trata de um serial killer que vem atacando mulheres e a polícia não consegue solucionar os assassinatos. Enquanto Sam tenta lembrar dos detalhes daquela noite na galeria de artes, mais crimes se sucedem, e não demora muito para ele e Julia entrarem na lista das próximas vítimas.

Abertura da trilogia dos bichos

O Pássaro das Plumas de Cristal deixa a dúvida no ar, todos podem ser culpados. Todos são suspeitos até que o desfecho seja revelado, mas o final é daquelas surpresas de fazer qualquer espectador cair do sofá com a revelação. O diretor Dario Argento usa técnicas da fumaça e das sombras, empregadas perfeitamente para esconder o criminoso criar uma atmosferas sinistra e horripilante. É uma obra incrível que impressiona do início ao fim. 

Ficha técnica

Título original: L' Uccello Dalle Piume di Cristallo
Duração: 98 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Suspense
Classificação etária: 14 anos
País de origem: Itália
Ano de lançamento: 1970