Pinóquio (2022): remake sem brilho nem encantamento - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 17, 2022

Pinóquio (2022): remake sem brilho nem encantamento

Pinóquio é um filme de animação pouco inspirador e carente da magia que o original possui. Dirigido por Robert Zemeckis, diretor de animações marcantes como Os Fantasmas de Scrooge (2009), O Expresso Polar (2004) e Uma Cilada para Roger Robbit (1988), não conseguiu o mesmo sucesso neste remake em live-action do clássico de animação Pinóquio (1940). O roteiro co-escrito por Zemeckis junto de Chris Weitz foi baseado no livro do escritor italiano Carlo Collodi

Dicas de Filmes Pela Scheila
Tom Hanks em cena no filme "Pinóquio"

Sinopse - A história se passa no ano de 1895. Em uma pequena vila italiana mora, um marceneiro solitário chamado Gepeto (Tom Hanks) com seu gatinho de estimação Fígaro e seu peixinho dourado Cleo. Depois de concluir um boneco de madeira inspirado no seu falecido filho, ele faz um pedido para uma estrela: que seu boneco de madeira seja um menino de verdade.

Nesse momento, uma Fada Azul (Cynthia Erivo) que passava por ali ouve o pedido e resolve atender dando vida a Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth), o boneco de madeiro recém-construído. No entanto, para ser um menino de verdade, a fada diz ele terá que fazer por merecer, provando ser sincero, altruísta e corajoso. A Fada Azul designa um grilo chamado Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) para ser a consciência de Pinóquio.

Na manhã seguinte, Gepeto descobre que seu desejo se tornou realidade e fica em êxtase. Querendo o melhor para Pinóquio, o velho marceneiro manda ele para a escola, mas no caminho Pinóquio é abordado por John (Keegan-Michael Key), um vigarista. O menino/boneco fica fascinado com a possibilidade de ser famoso. No entanto, Pinóquio cai em uma armadilha que o levará para longe de Gepeto.

Um filme desnecessário

Parece que a Disney se tornou adulta e a criança que habitava nela adormeceu. Pinóquio é um belo filme na estética, mas completamente vazio de conteúdo. Os personagens são inexpressivos e os diálogos não transmitem nenhuma emoção. Os efeitos CGI são a única coisa decente no filme. 

Os tempos mudaram, mas as lições de vida permanecem praticamente as mesmas. Nesse filme, Pinóquio foi totalmente descaracterizado, o roteiro tentou humanizar o boneco e acabou tirando sua alma. Pinóquio não sofre as consequências de suas mentiras e passa o filme todo sem aprender as valiosas lições que a história original propôs. Não sou contra mudanças, sou contra descaracterizar um conto criado há mais de um século só para parecer politicamente correto. Confesso que depois de assistir Pinóquio precisei rever o clássico de 1940 para recuperar minhas memórias de infância. 

Pinóquio está longe de ser uma produção de sucesso, apesar do elenco estelar, o filme não tem vida. Nem a presença de Tom Hanks consegue salvar o filme do fracasso. Sobre o desfecho, foi desumano o que fizeram.

Ficha técnica

Título original: Pinocchio
Duração: 105 minutos
Gênero: Comédia, Aventura, Drama, Fantasia, Musical, Família
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022