Não! Não Olhe! (2022): uma enigmática história de invasão alienígena - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, setembro 13, 2022

Não! Não Olhe! (2022): uma enigmática história de invasão alienígena

 Não! Não Olhe! é um filme que se enquadra perfeitamente no termo 'amado ou odiado'. Escrito e dirigido por Jordan Peele, diretor de Corra! (2017) e Nós (2019), apresenta ao público uma ficção científica de terror visualmente impressionante. 

Não! Não Olhe!
Keke Palmer, Daniel Kaluuya e Brandon Perea em cena no filme "Não! Não Olhe!"

Sinopse - O enredo é dividido em cinco capítulos distintos: "Ghost", "Clover", "Gordy", "Lucky" e "Jean Jacket". O filme acompanha dois irmãos Otis Jr "OJ" Haywood (Daniel Kaluuya) e Emerald "Em"(Keke Palmer), proprietários de um rancho de cavalos em Agua Dulce, Califórnia.

Os irmãos tem enfrentados problemas financeiros desde a morte do pai, Otis Haywood (Keith David), em circunstâncias misteriosas. Eles treinam cavalos para produções de cinema em Hollywood, mas a falta de dinheiro força OJ a vender cavalos para Ricky Jupe Park (Steven Yeun), vizinho e proprietário de um parque de diversões inspirado no velho oeste.

Naquela noite, OJ e Em percebem algo estranho no ar que assusta os cavalos. Logo eles descobrem a presença no céu de um objeto não identificado. Visando fama e dinheiro, os irmãos começam a documentar evidências da existência de um OVNI na região. Para isso, contam com a ajuda de Angel Torres (Brandon Perea) que instala câmeras de vigilância. No entanto, capturar imagens da nave alienígena se torna uma tarefa complicada capaz de colocar suas vidas em perigo.

Experiência estranha

 Não! Não Olhe! é um  filme bem feito, isso é indiscutível, mas se comparado aos trabalhos anteriores do diretor, o filme é o mais fraco de todos. O filme exala estilo e originalidade. O enredo é criativo, mas também é demasiadamente exagerado. E, por ser carregado de metáforas e simbologias, soa confuso e bagunçado. 

Jordan Peele conta uma história diferente, no entanto, seu novo filme não flui tão bem como Corra! e Nós. O filme tem alguns momentos genuinamente assustadores, mas Não! Não Olhe! não foi o terror que estava esperando ver. Esperava algo mais profundo e assustador. O filme tem um começo promissor, perde a força no meio e finaliza de maneira bastante estranha. O antagonista é uma das coisas mais esquisitas que vi em tempos.

Não fiquei decepcionada porque não havia criado muitas expectativas, a estética e as performances do elenco compensaram o tempo investido no filme, mas compreendo perfeitamente os espectadores que saíram do cinema frustrados. Talvez se as mensagens fossem mais sutis o filme funcionaria melhor.

Ficha técnica

Título original: Nope
Duração: 130 minutos
Gênero: Terror, Ficção Científica, Mistério, Suspense
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Japão, Canadá
Ano de lançamento: 2022