Retorno (2022): suspense policial sobre abusos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 14, 2022

Retorno (2022): suspense policial sobre abusos

Retorno é a terceira parte da trilogia Crimes of the South de Florencia Etcheves, que iniciou com Desaparecida (2018), seguido por Presságio (2020). O filme foi dirigido por Alejandro Montiel que co-escreveu o roteiro ao lado de Florencia Etcheves e Mili Roque Pitt

Retorno
Luisana Lopilato e Benjamín Del Cerro em cena no filme "Retorno"

Sinopse - Depois de libertar Cornelia Villalba (Mora Magnarelli), a carreira policial de Manuela 'Pipa' Pelari (Luisana Lopilato) entra em declínio. Tentando se recuperar dos traumas que viveu, ela aceita o convite de sua tia Alicia (Paulina García) e se muda com seu filho Tobías (Benjamín Del Cerro), para uma pequena cidade localizada em La Quebrada, no norte da Argentina.

Sua rotina tranquila em Humahuaca é quebrada quando Samantha Sosa (Laura González), uma jovem que trabalhava na casa da família mais poderosa da cidade, é encontrada morta. A misteriosa morte da moça desperta o lado policial de Pipa, que inicia uma investigação particular.

Conforme sua investigação avança, pistas surgem ligando os irmãos Cruz (Aquiles Casabellas) e Mecha Carreras (Melane Narvay) ao crime, colocando Pipa na mirra Etelvina Carreras (Inés Estévez), uma mulher vingativa que não perdoa quem tenta incriminar seus filhos.

A heroína perde força

A premissa é interessante e as atuações são decentes, mas o roteiro sem foco e uma execução desastrosa transformam Retorno no filme mais fraco da trilogia. A falta de desenvolvimento de personagens deixam a trama desinteressante, nem a heroína da história tem força neste filme, Pipa tornou-se uma protagonista totalmente esquecível. 

Retorno desperdiça ótimas oportunidades, como por exemplo a subtrama envolvendo o conflito social e de raças pouco explorado no cinema argentino, aqui vemos algumas pinceladas, mas nada aprofundado e com muitas pontas soltas. Outra subtrama jogada ao vento é o conflito entre os irmãos Carreras, eu realmente não entendi qual era o grande segredo que eles guardavam, se havia algo relacionado a abusos ou incesto. O filme só não é total perda de tempo por causa dos belos cenários desérticos do norte da Argentina.

Ficha técnica

Título original: Pipa
Duração: 115 minutos
Gênero: Suspense, Policial, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Argentina
Ano de lançamento: 2022