Dual (2021): quando o duplo quer ser único - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 14, 2022

Dual (2021): quando o duplo quer ser único

Dual é um conto de ficção científica sobre um doppelganger escrito e dirigido por Riley Stearns, de A Arte da Autodefesa (2019).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Karen Gillan e Aaron Paul em cena no filme "Dual"

Sinopse - A história se passa em um futuro não muito distante e conta a história de Sarah (Karen Gillan), uma jovem mulher que vive em um relacionamento sem futuro com Peter (Beulah Koale), ela também não tem uma boa relação com a mãe, (Maija Paunio). 

Certa manhã, ao acordar, Sarah se depara com uma poça de sangue na cama. Intrigada, ela faz alguns exames médicos e descobre uma doença incurável. Seu médico afirma que Sarah tem pouco tempo de vida. Por mais tediosa que seja sua vida, Sarah se importa com aqueles que ficarão sem a sua companhia. Ela então busca por um procedimento de "clonagem" de si mesma para substitui-la.

Passados alguns meses, Sarah descobre que inexplicavelmente ficou curada de sua doença. Eufórica, ela volta para casa para contar as novidades, no entanto, encontra o Duplo de Sarah (Karen Gillan) vivendo com Peter. Ela fica furiosa e diz que vai desativar seu duplo, mas Peter e sua mãe dizem que preferem o clone. 

Para piorar a situação, Sarah é informada que seu clone pediu pediu para permanecer vivo, o que significa que, por lei, elas são obrigados participar de um duelo até a morte para o qual devem se preparar em um ano.

Sarah contrata o treinador Trent (Aaron Paul) para lhe ensinar técnicas de autodefesa. Ela se aprimora tanto física quanto mentalmente, aprendendo a tolerar a violência e como funcionam os duelos de clones. Ao encontrar Peter, Sarah afirma veemente que irá matar seu clone sem dó nem piedade.

Tinha potencial para ser melhor

Dual tem uma premissa intrigante, mas o desenvolvimento da história peca por apresentar poucos atrativos e um humor demasiadamente seco. O conceito também não é tão original como aparenta ser. O filme começa bem, mas decai consideravelmente conforme a trama se desenvolve .Os personagens são antipáticos e os diálogos mecânicos não despertam nenhuma emoção no espectador. 

Fiz um esforço enorme para gostar do filme, mas definitivamente, Dual não funcionou comigo. Senti falta de emoção e mais entrega do elenco. A reviravolta no fim não funciona, deixando o desfecho decepcionante. 

Ficha técnica

Título original: Dual
Duração: 94 minutos
Gênero: Suspense, Ficção Científica
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Finlândia
Ano de lançamento:2021