Encanto (2021): uma jornada de autodescobrimento - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, dezembro 25, 2021

Encanto (2021): uma jornada de autodescobrimento

Encanto é uma animação da Disney que celebra a magia dos laços fraternais. Foi escrito e dirigido por Byron HowardJared BushCharise Castro Smith

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "Encanto"

Sinopse - O filme começa mostrando Alma Madrigal (Olga Merediz), ainda jovem, fugindo de um conflito armado. Ela perde o marido, mas salva seus filhos trigêmeos Julieta (Angie Cepeda), Pepa (Carolina Gaitán) e Bruno (John Leguizamo). Alma carrega consigo uma vela que inexplicavelmente torna-se encantada.

Passados vários anos, todos os membros da família Madrigal tem habilidades incomuns, exceto Mirabel (Stephanie Beatriz), a filha mais nova de Julieta, que não possui nenhum dom. Ela sente-se triste, pois até seu primo Antônio (Ravi-Cabot Conyers) já conseguiu o dom de falar com animais.

Enquanto ocorre a festa para comemorar o dom de Antônio, Mirabel tem uma visão, ela vê a "casita", a casa senciente da família, rachando. A garota tenta avisar a família, mas ninguém lhe ouve. Ela decide investigar e percebe que os poderes especiais de seus familiares estão enfraquecendo. 

Ocorre uma grande confusão durante a festa de noivado de Isabela (Diane Guerrero) e Mirabel vê um homem que se esconde em uma passagem secreta nas paredes da casita. O homem misterioso é Bruno, ele revela que nunca saiu da casita. Mirabel precisa convencer o tio a ajudá-la a salvar a família.

Poderosa animação da Disney sobre laços fraternos

Como o próprio nome já diz, Encanto é puro encantamento. O filme todo gira em torno de um realismo mágico e nos convida a embarcar em um jornada de autodescoberta, amadurecimento e aceitação. O enredo bem construído traz um frescor revigorante a uma temática nada original. O colorido vibrante do filme é um espetáculo a parte, algo que não é nenhuma novidade quando se trata de um filme da Disney.

O estilo de animação baseado em CGI é excelente e a exuberância do filme é percebido até nos menores detalhes. As canções possuem um alto-astral contagiante e os personagens são bem desenvolvidos ficando fácil sentir empatia por cada um deles, até mesma pela ranzinza matriarca da família. 

Com mensagens edificantes e cenas emocionantes, Encanto é uma excelente animação que irradia alegria em todos os aspectos. Eu terminei de assistir completamente encantada com tudo que vi(vi) durante o filme.

Ficha técnica

Título original: Encanto
Duração: 102 minutos
Gênero: Animação, Musical, Família, Comédia, Fantasia, Drama
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América, Colômbia
Ano de lançamento: 2021