Filme: Vidro (2019) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 20, 2021

Filme: Vidro (2019)

"Glass" é um filme de suspense psicológico lançado em 2019. Foi escrito, produzido e dirigido por M. Night Shyamalan, e é o último capítulo da trilogia Inquebrável, composta também por "Corpo Fechado" e "Fragmentado".

A trama se passa três semanas após a onda de crimes de Kevin Wendel Crumb (James McAvoy) e suas 23 personalidades, apelidado de A Horda. David Dunn (Bruce Willis) e seu filho, Joseph (Spencer Trate Clark), tem trabalhado juntos para derrubar criminosos.

Eles descobrem que Kevin sequestrou quatro líderes de torcida e precisam agir antes que a psique psicopata maligna de Kevin assuma o controle de seu corpo. O Vigilante usa sua percepção extra-sensorial para encontrar as garotas, mas é atacado pelo alter-ego super-humano de Kevin, apelidado de A Horda.

A Dra. Ellie Staple (Sarah Paulson) ativa uma máquina capaz de forçar A Horda a trocar de identidade. David também se rende e, ambos são presos. Eles são enviados para uma instituição que abriga criminosos insanos. Lá encontra-se Elijah Price (Samuel L. Jackson), o arqui-inimigo jurado de David, conhecido como Sr. Vidro.

Ellie Staple é designada a cuidar do caso, ela tem três dias para convencer David, Kevin e Elijah que eles são pessoas normais que simplesmente acreditam serem super-humanos; caso contrário, eles serão encaminhados para julgamento. Durante o tratamento, Joseph, a Sra. Price (Charlayne Woodard) e Casey Cooke (Anya Taylor-Joy) fazem visitas frequentes na tentativa de ajudar os três prisioneiros, sem sucesso.

Um estudo de personagem


"Vidro" não foi o que eu estava esperando ver, mesmo assim o filme me agradou em partes por apresentar algo mais realista, mas me decepcionou por carecer da genialidade de M. Night Shyamalan. A sensação que tive enquanto assistia é que a trama empurra os personagens de um lado para o outro de um tabuleiro ao invés de se aprofundar em suas psiques. Contudo, ainda que aos trancos e barrancos, o cineasta nos brinda com um trabalho autoral sobre heróis e vilões.

Um dos pontos fortes do filme é, sem dúvida, a fotografia. Bem elaborada, a direção de arte e figurino preza pelas cores primárias atribuídas aos personagens de acordo com seu arquétipo do mundo das histórias em quadrinhos (roxo para o Sr. Vidro, verde para O Vigilante e amarelo para A Horda). As cores dão pistas das personalidades distintas de cada personagem, também estão ligadas ao desenvolvimento da história. A estética de "Vidro" por si só já é um ótimo estudo de personagem.

"Vidro" é um filme acima da média como era de se esperar, mas é bem inferior em relação aos capítulos anteriores. Isso não é novidade quando se trata de trilogias, raras são aquelas que conseguem manter o mesmo padrão do filme original. Ainda que minha experiência ao assistir o filme não tenha sido das melhores, reconheço que é uma obra com grandes qualidades que agrada muitos fãs de HQs.

Duração: 129 minutos
Categorias: Suspense, Ficção Científica, Drama
Classificação: 14 anos
Filme: Vidro (2019)
EMBLEMÁTICO