Calígula (1979): sobre o Império Romano - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 21, 2021

Calígula (1979): sobre o Império Romano

Calígula é um filme polêmico dirigido pelo trio Tinto Brass, Giancarlo Liu e Bob Guccione. Considerado o maior exemplar pornô-épico da história do cinema, esbarra na linha tênue entre o erotismo e a pornografia. Recebeu muitas críticas negativas e foi taxado como: doentio, perverso, vergonhoso e imprestável.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Malcolm McDowel e Teresa Ann Savoy em cena no filme "Calígula"

Sinopse - A história gira em tono Gaius Caesar Germanicus (Malcolm McDowel), mais conhecido como Calígula.  E acompanhamos a ascensão e queda do Imperador Romano.

Calígula comandou o Império Romano durante 4 anos. Seu reinado foi marcado como sendo o mais orgíaco e sangrento. O imperador tirano mandou assassinar vários membros da aristocracia senatorial.

Além de burlar as leis para conseguir casar com Júlia Drusila (Teresa Ann Savoy) que era sua irmã, cometendo incesto. Calígula também organizava orgias e embarcou numa invasão infrutífera da Inglaterra, antes de encontrar seu fim propício.

Faltou equilíbrio entre ousadia e limites 

Calígula é um filme apelativo, sem nexo, as cenas são sem sentido algum. Por ser um dos filmes mais polêmicos do cinema, acabou despertando a minha curiosidade e resolvi assistir, e sinceramente, este filme não me acrescentou nada que fosse relevante. 

Os diretores tentaram fazer uma obra próxima da verdade, extremamente ousada, mas que acabou se perdendo dentro de um contexto apelativo, degradando a obra e decaindo o seu prestígio. Deixando evidente que os romanos pagãos eram um povo promíscuo e inescrupuloso.

Calígula poderia ser um grande filme sobre o Império Romano e a Crença Pagã, tem boas atuações, uma ótima direção de arte e uma trilha sonora muito bonita. No entanto, o que era para ser belo e polêmico, acabou se tornando uma aberração do cinema, de péssimo gosto.

"Sou o amanhecer do mundo e a última estrela que cai na noite. Assim como tomei a forma de Caius Calígula eu posso tomar a forma de qualquer um. Sou todos os homens e não sou nenhum. Portanto, sou um deus."

Ficha técnica

Título original: Caligula
Duração: 156 minutos
Gênero: Histórico, Drama
Classificação etária: 18 anos
País de origem: Itália
Ano de lançamento: 1979