Filme: Fragmentado (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, setembro 23, 2019

Filme: Fragmentado (2016)

"Split" é um ótimo thriller psicológico escrito e dirigido por M. Night Shyamalan e lançado em 2016. É uma sequência do filme "Corpo Fechado" e concluída com o filme Vidro (2019) Sou fã dos trabalhos de Shyamalan desde "O Sexto Sentido". Gosto da maneira como o cineasta conta suas histórias, o mistério é sempre o ingrediente principal da narrativa.


Na trama, três garotas, Casey (Anya Taylor-Joy), Claire (Haley Lu Richardson) e Marcia (Jessica Sula), são sequestradas e mantidas em um cativeiro por Dennis, que tem mania de limpeza e que vive nos cômodos do subsolo de onde atua como líder de manutenção.

No entanto, Denis é apenas uma das 23 personalidades presentes na mente de Kevin Wendell Crumb (James McAvoy). Por vários anos Kevin foi tratado pela psiquiatra Dra. Karen Fletcher (Betty Buckley), ele foi diagnosticado com Transtorno Dissociativo de Identidade e aparenta estar estável, ou seja, cada personalidade espera o momento certo de controlar o corpo, não havendo atritos entre elas, "se assim pode se dizer". Mas nas sessões, quem assume o controle é Barry, um aspirante a designer de moda.

As garotas percebem a natureza de Kevin quando se encontram com Patricia, uma das personalidades femininas de Kevin. Ciente da gravidade da situação, a jovem Casey procura fazer amizade com Hedwig, personalidade de um garoto de 10 anos. Hedwig revela às jovens que todas serão sacrificadas para A Besta, esta seria a 24ª personalidade e é idolatrada por Denis e Patricia.

Durante uma sessão com a psiquiatra, Denis tenta se passar por Barry, a personalidade dominante. Karen Fletcher passa a suspeitar que Dennis é responsável pelos sequestros e decide fazer uma visita surpresa. A partir desse momento o terror psicológico toma proporções avassaladoras...

"Fragmentado" parece ser complexo à primeira vista, mas a história não é tão complicada de ser entendida. Claro que exige paciência do espectador para compreender tantas personalidades tão distintas entre si. O suspense psicológico foi muito bem trabalhado, mas é inegável que a curiosidade em descobrir os traumas e motivações que desencadearam o aparecimento das personalidades é o ingrediente que nos mantem presos na trama durante toda a narrativa. 

"Fragmentado" não é o primeiro filme com essa temática, mas é o primeiro que explora a questão das múltiplas personalidades de maneira detalhada, mostrando que a pessoa que tem o transtorno apresenta comportamentos e características distintas entre uma personalidade e outra. É apenas um filme, mas já nos dá a dimensão da gravidade do Transtorno Dissociativo de Identidade.

Filme: Fragmentado (2016)
Afirmo sem nenhuma dúvida que é um dos melhores filmes de Shyamalan, roteiro e direção são impecáveis e o elenco está ótimo, principalmente o protagonista. "Fragmentado" é um filme primoroso, que traz originalidade a uma ideia inteligente e prende o espectador na trama minuto a minuto. Eu gostei e recomendo, é um filme para rever várias vezes.

"Os problemáticos são os mais evoluídos."

TENSO; DESCONSERTANTE; PECULIAR

Duração: 117 minutos

Categorias: Terror, Suspense, Thriller

Classificação: 14 anos