Filme: "Luzes da Cidade (1931)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, agosto 04, 2014

Filme: "Luzes da Cidade (1931)"

"City Lights" é um filme do cinema mudo, estrelado e dirigido pelo gênio Charles Chaplin. Seu lançamento aconteceu em 1931. 

Este filme é um diamante lapidado de tão belo que é, não existem efeitos, apenas interpretações e sensibilidade. Uma comédia sem igual, suave, inocente, inteligente e fascinante que todos os apreciadores do cinema tem a obrigação de assistir pelo menos uma vez na vida.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu acervo de filmes antigos. Para assistir no VK clique AQUI. Para assistir no OK.ru clique AQUI.
A história gira em torno do Vagabundo (Charles Chaplin) que está sem dinheiro e nem local para morar. Ele se encanta por uma jovem florista cega (Virginia Cherrill).
A garota acaba confundindo o Vagabundo com um milionário e para não desapontá-la, ele finge ser rico. E os ventos sopram a favor do Vagabundo, pois ele salva um homem de cometer suicídio. O homem é um milionário (Harry Myers) e logo eles se tornam grandes amigos.
Luzes da Cidade
No entanto, quando o milionário fica sóbrio, ele não lembra de nada enquanto estava bêbado. Ele expulsa o Vagabundo da sua casa.
Luzes da Cidade
O Vagabundo vai visitar sua linda florista e acaba descobrindo que ela e sua avó (Florence Lee) podem ser expulsas de casa, pois o aluguel estava atrasado. 
Luzes da Cidade
Então o Vagabundo decide trabalhar para conseguir dinheiro e ajudar a florista, mas nenhum emprego dá certo. E novamente ele encontra o milionário bêbado, este lhe dá mil dólares (uma fortuna nos anos 30). Entretanto, ele é confundido com assaltantes, mas felizmente o Vagabundo consegue entregar o dinheiro para a florista.
Mas o Vagabundo é reconhecido pela polícia e preso. Após vários meses na prisão, ele é libertado e volta até a esquina onde a florista cega vendia flores.
Ele não encontra ninguém, pois a moça usou o dinheiro para montar uma floricultura e fazer um tratamento para voltar a enxergar. Após ser humilhado por algumas crianças e muito triste, o Vagabundo passa em frente a floricultura e a Florista reconhece-o quando toca em suas mãos.
"Luzes da Cidade" mostra todo o talento de Chaplin em compor uma história tão engenhosa nos quesitos de comédia, drama e romance. Um dos filmes mais simples, porém, mais humano e cativante que já assisti. Recomendo para todos, pois uma obra-prima dessa merece reconhecimento e respeito de todos que apreciam bons filmes.

Duração: 87 minutos
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Nota: 10,0