O Piano (1993): um conto de amor gótico e sensual - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 06, 2023

O Piano (1993): um conto de amor gótico e sensual

O Piano é um drama romântico escrito e dirigido por Jane Campion, de Ataque de Cães (2021), Brilho de Uma Paixão (2009) e Em Carne Viva (2003).

O Piano
Holly Hunter e Anna Paquin em cena no filme "O Piano"

Sinopse - A história se passa em meados do século XIX, na longínqua e recém-colonizada Nova Zelândia. Lugar de pessoas culturalmente diferentes, florestas densas e com chuvas torrenciais. Ada McGrath (Holly Hunter) sai da Escócia com sua filha Flora (Anna Paquin) para morar em uma terra estranha por causa de um casamento arranjado com o fazendeiro Stewart (Sam Neill). 

Ela tem um piano de estimação, o qual é a porta de comunicação dela com o mundo e o extravasamento de todas as suas emoções contidas. Mas logo no primeiro encontro com seu futuro marido, Ada percebe que o piano ficará entre os dois, pois quando Stewart vai buscá-las na praia, ele diz que deixará o piano por ser muito pesado, a moça fica completamente arrasada, mas aceita a condição.

Ada não consegue deixar de tocar seu piano e implora para que George Baines (Harvey Keitel), ajudante do seu marido, levá-la até a praia para tocar por alguns instantes. E assim, Ada passa horas tocando piano e observando Flora brincando na areia.

Entretanto, Stewart negocia o piano de Ada com George por algumas terras. À princípio, a moça fica desesperada, mas logo descobre que ainda poderia tocar suas belas notas musicais, pois daria aulas de música para George e o pagamento seria receber o piano de volta.

George se apaixona profundamente pela doce Ada. Então ele propõe um acordo sexual, dessa forma, devolveria o piano o mais rápido possível. As aulas de música passam a ser regadas com belas notas musicas e muita sensualidade.

pequena Flora descobre o envolvimento da sua mãe do George e na ingenuidade de criança, acaba relatando para o padrasto o que estava sucedendo na casa do seu ajudante. Stewart vai até a casa de George e comprova a traição da esposa. Ele fica possesso de ciúmes e uma sequência de tragédias está a caminho.

Um filme marcante como uma melodia tocada no piano 

O Piano é um grande clássico que fica mais belo a cada revisada. A sensibilidade da história encanta e instiga o público. Há várias cenas sensuais, mas também há situações aflitivas que deixa o espectador com o coração apertado. O roteiro bem construído traz personagens cativantes, cada um a sua maneira. Os diálogos inteligentes são poéticos e afiados ao mesmo tempo.

A estética do filme também impressiona, seja pelos tons suaves ou pelos cenários naturais com florestas enevoados e praias paradisíacas. Porém, ao meu ver, o ponto forte da obra é a intensidade com que a trama se desenvolve, apresentando uma história envolvente, que mostra as diferenças existentes no relacionamento entre as pessoas. 

Por fim, O Piano é um filme que recomendo fortemente. Apresenta uma história apaixonante, altamente sensual e com um desfecho surpreendente.

Ficha técnica

Título original: The Piano
Duração: 121 minutos
Gênero: Drama, Romance, Musical
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Nova Zelândia, Austrália, França
Ano de lançamento: 1993