Entre Facas e Segredos (2019): um mistério de assassinato à moda antiga - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 06, 2023

Entre Facas e Segredos (2019): um mistério de assassinato à moda antiga

Entre Facas e Segredos é um ótimo filme de comédia e mistério escrito e dirigido por Rian Johnson que também dirigiu Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022).

Entre Facas e Segredos
Ana de Armas e Daniel Craig em cena no filme "Entre Facas e Segredos"

Sinopse - Após festejar seus 85 anos de idade, o romancista Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto no seu quarto. Para a polícia, trata-se de um caso de suicídio, mas para o detetive particular Benoit Blanc (Daniel Craig) o caso não é tão simples como parece.

Ao investigar os últimos momentos do patriarca, Blanc descobre que o relacionamento dele com a família não era dos melhores. Pouco antes de morrer Harlan ameaçou expor o caso extraconjugal do seu genro Richard (Don Johnson), casado com a magnata Linda (Jamie Lee Curtis). Ele também cortou a ajuda financeira da nora Joni (Toni Collette), demitiu de sua empresa o filho Walt (Michael Shannon) e teve uma discussão séria com o neto Ransom (Chris Evans).

Ouvindo os depoimentos das pessoas ligadas ao falecido, Blanc descobre que a enfermeira de Harlan, Marta Cabrera (Ana de Armas) tem fobia a mentira, assim sendo, ela lhe dá respostas verdadeiras, porém incompletas. Marta, que é tratada como se fosse da família pelos Thrombey, vê seus patrões de voltarem contra ela depois da leitura do testamento e, é a partir desse momento que muitas revelações acontecem.

Um mistério de assassinato envolvente

Entre Facas e Segredos é um bom filme que traz para os dias atuais a clássica literatura policial. O enredo é bem amarrado e lembra os romances policiais da escritora britânica Agatha Christie, onde um crime ocorre e todos se tornam suspeitos em potencial. Já de início, o público recebe muitas informações sobre a noite do crime/suicídio e, conforme conhecemos cada personagem, nossas suspeitas aumentam ou diminuem acerca deles.

Assistindo Entre Facas e Segredos lembrei imediatamente de um livro de Agatha Christie, que também virou filme, A Mansão da Casa Torta, infelizmente pouco conhecido, ambos trazem o charme dos cenários e figurinos da era clássica. O elenco é outro fator que chama atenção, só astros e estrelas da maior grandeza cinematográfica, todos muito bem aproveitados. A crítica social também está presente, seja nos personagens e seus estilos de vida ou nos diálogos afiadíssimos.

O tom humorístico também agrada, ótimas piadas sempre colocadas no momento oportuno, garantindo ao filme o equilíbrio perfeito entre a comédia e o mistério. E a trilha sonora dá aquele toque final a essa história intrigante sobre uma caricata família, que tenta a todo custo, esconder suas mazelas.

Criativo, divertido e recheado de surpresas, Entre Facas e Segredos é uma obra-prima que agrada desde os fãs da Rainha do Crime até apreciadores de filmes mais leves. Afinal, é delicioso despertar o detetive que mora dentro de nós e ao mesmo tempo dar boas gargalhadas.

Ficha técnica

Título original: Knives Out
Duração: 131 minutos
Gênero: Policial, Mistério, Comédia, Drama, Suspense
Classificação etária: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2019