sexta-feira, julho 07, 2023
The Lodgers (2017): segredos sinistros de família
The Lodgers é um filme de terror gótico irlandês, escrito por David Turpin e dirigido por Brian O'Malley, de Aprisionados (2014).
Sinopse - A história se passa em 1920. Os gêmeos órfãos Rachel (Charlotte Vega) e Edward (Bill Milner), residem num decadente casarão que pertence à sua família há gerações e fica em uma ilha irlandesa, totalmente isolados da população.Os moradores do vilarejo acreditam que os gêmeos são amaldiçoados. Os próprios irmãos também acreditam que devem evitar a presença de estranhos na propriedade. Segundo eles, há no subterrâneo do casarão entidades que supostamente impõem algumas regras, caso descumpram, as consequências serão severas.
A maldição da família é que cada geração tem gêmeos incestuosos, criando a próxima geração antes de tirar suas vidas por afogamento, destino que foi de seus pais e avós.
Ao completarem 18 anos de idade, Rachel deseja sair com Edward para visitar o vilarejo, mas o rapaz não sai de casa desde que encontrou os corpos de seus pais há alguns anos, assim sendo, Rachel vai sozinha à vila para comprar alimentos.
Numa dessas idas, ela encontra no caminho o problemático veterano de guerra Sean (Eugene Simon), que acabou de retornar da Primeira Guerra Mundial com uma perna prostética. Os moradores do vilarejo não valorizam o sacrifício do rapaz, para eles, Sean lutou pelos ingleses.
Ele é imediatamente atraído para a misteriosa Rachel, que por sua vez vê em Sean uma chance de liberdade e assim começa a quebrar as regras estabelecidas pelos hóspedes do subterrâneo. No entanto, Edward não aprova que Sean entre na propriedade, o que gera um confronto mortal com sua irmã. Em contrapartida, Rachel terá que lutar com a maldição que os assombra desde a infância.
Terror gótico elegante
The Lodgers se destaca pelo visual, é um filme de terror gótico elegante, feito em locações belíssimas do do Condado de Wexford. O casarão mostrado no filme é real, trata-se da famosa mansão Loftus Hall, considerada uma das casas mais mal-assombradas do mundo, tem 669 anos de construção, uma verdadeira relíquia.Além da ambientação sombria, o enredo de The Lodgers apresenta uma história complexa, densa, e conforme se desenvolve, abre um leque para interpretações. A trilha sonora melancólica casa perfeitamente com a história. O desfecho também me agradou, é poético e repleto de sutilezas. É um filme que na minha opinião, merece ser visto por todos que gostam do gênero.
Ficha técnica
Título original: The LodgersDuração: 92 minutos
Gênero: Terror, Drama, Romance, Suspense
Classificação etária: 12 anos
País de origem: Irlanda
Ano de lançamento: 2017