Caminhos da Floresta (2014): fragmentos dos contos de fadas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, julho 29, 2023

Caminhos da Floresta (2014): fragmentos dos contos de fadas

Caminhos da Floresta é um musical da Disney dirigido por Rob Marshall, de A Pequena Sereia (2023), O Retorno de Mary Poppins (2018), Memórias de Uma Gueixa (2015) e Chicago (2002). O roteiro escrito por James Lapine e Stephen Sondheim é uma adaptação da uma premiada peça da Broadway.

Caminhos da Floresta
Mackenzie Mauzy e Meryl Streep em cena no filme "Caminhos da Floresta"

Sinopse - Em um reino muito distante, os caminhos de Cinderela, Rapunzel, Chapelzinho Vermelho e João e o Pé de Feijão se cruzam e se entrelaçam.

Logo no início conhecemos o padeiro (James Corden) e sua esposa (Emily Blunt). O maior desejo do casal é ter um filho, mas esse desejo é impossível de ser realizado por causa de um feitiço lançado sobre eles pela bruxa Má (Meryl Streep). A bruxa diz ao casal que pode quebrar o feitiço se o casal conseguir reunir quatro elementos que ela deseja: uma capa vermelha, uma vaca branca, um sapato dourado e mechas de  cabelos loiros.

O casal aceita o desafio e segue rumo à floresta na esperança de encontrar os pedidos da bruxa. O padeiro e sua esposa tem apenas três dias para conseguir juntar os itens, caso não consigam cumprir a tarefa, o feitiço se eternizará.  

O primeiro a ser encontrado é João (Daniel Huttlestone), que vende sua vaca branquinha em troca de alguns grãos de feijão mágico. Em seguida surge no caminho deles Chapelzinho Vermelho (Lilla Crawford) procurando doces para a vovozinha (Annette Crosbie). Cinderela (Anna Kendrick) é encontrada diante do túmulo de sua falecida mãe e Rapunzel (Mackenzie Mauzy) encontra-se trancada em uma torre isolada no bosque.

Divertido e sombrio

Caminhos da Floresta é um conto de fadas atípico dividido em vários atos. O filme mescla drama e comédia com algumas cenas engraçadas que arrancam gargalhadas do espectador, enquanto outras mais dramáticas dão um toque sombrio com perdas, traições, tragédias e mortes. A estética do filme é muito bonita, com cenários e figurinos são encantadores. A trilha sonora casa perfeitamente com as coreografias, deixando o filme agradável de acompanhar. 

Embora seja um filme praticamente todo cantado, Caminhos da Floresta é um musical interessante por apresentar uma versão diferenciada de quatro contos de fadas. A conclusão da história é esperançosa para os personagens e permite ao espectador uma reflexão sobre as consequências de alguns desejos. 

0Ficha técnica

Título original: Into the Woods
Duração: 125 minutos
Gênero: Musical, Fantasia, Comédia, Aventura, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Israel, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2014