De Amor e Trevas (2015): conto sombrio sobre memórias dolorosas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 27, 2023

De Amor e Trevas (2015): conto sombrio sobre memórias dolorosas

De Amor e Trevas é um filme de drama, escrito e dirigido por Natalie Portman e marca sua estreia como diretora de cinema. O roteiro é baseado no livro homônimo de memórias do autor israelense Amos Oz.

De Amor e Trevas
Amir Tessler e Natalie Portman em cena no filme "De Amor e Trevas"

Sinopse - Somos apresentados a Amos (Amir Tessler), um garotinho de oito anos de idade que observa as tensões de sua família e de todos ao seu redor. Seus pais Fania (Natalie Portman) e Arieh (Gilad Kahana) são judeus da Europa Oriental que residem em Jerusalém.

Rodeado por conflitos entre judeus e árabes, o menino demonstra bastante interesse nas histórias que sua mãe conta, histórias estas recheadas de ensinamentos que são o fio condutor da imaginação do garoto. Fania é uma mulher inteligente que está confinada a um cotidiano medíocre e sem perspectivas. No entanto, após a morte de uma amiga, a mulher entra em depressão profunda que deixa marcas irreversíveis no pequeno Amos.

Uma poesia em forma de filme

Apesar de romancear a realidade, De Amor e Trevas é um filme muito bonito. A história delicada e sensível, narra pelos olhos de uma criança, o processo de criação do Estado de Israel. Entretanto, o foco da trama é a relação entre mãe e filho. 

Através de flashbacks, a maioria contemplativos, acompanhamos o processo depressivo de Fania, que mesmo recebendo amor e cuidados da família e amigos, não consegue apaziguar seu coração ou acalmar a angústia de sua alma.

De Amor e Trevas não é um filme histórico, é na verdade um intenso drama familiar. A sua lentidão pode desagradar alguns espectadores, mas isso não é motivo para desprezar o poder desta história que é pura poesia.  Os diálogos inteligentes sobre a vida e sua impermanência e a estética impecável não deixam que este filme passe despercebido.

Ficha técnica

Título original: A Tale of Love and Darkness
Duração: 95 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Mistério, Romance, Guerra
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Israel, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2015