Eli (2019): quando tudo desanda no final - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 23, 2023

Eli (2019): quando tudo desanda no final

Eli é um filme de terror psicológico dirigido por Ciarán Foy, de Chamados do Além (2016) e A Entidade 2 (2015). O roteiro foi escrito por David Chirchirillo, Ian Goldberg e Richard Naing.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Charlie Shotwell e Sadie Sink em cena no filme "Eli"

Sinopse - A trama acompanha Eli (Charlie Shotwell), um garoto que sofre de uma gravíssima doença que provoca reações alérgicas severas ao ar livre que o força a viver em um equipamento de proteção e isolando-o completamente do mundo exterior. Seus pais, (Kelly Reilly e Max Martini) descobrem a mansão/clínica da Dra. Isabella Horn (Lili Taylor), uma médica que vem testando um novo procedimento que promete amenizar, ao máximo, os sintomas.

Dentro da mansão, Eli pode desfrutar do conforto e prazeres que a doença lhe roubou, mas isso dura por pouco tempo, pois logo que chega começa o tratamento, que é extremamente doloroso. Conforme o tratamento avança, Eli passa a ter experiências sobrenaturais. Diversas mensagens são deixadas a ele fazendo-o questionar se realmente pode confiar no tratamento.

Enquanto isso, Eli faz amizade com Haley (Sadie Sink), uma garota que ele conhece através de uma grande janela de vidro em seu quarto. Ela lhe informa que havia outros pacientes na casa, mas que nunca soube se eles deixaram o local, isso deixa Eli ainda mais assustado.

Conforme adentra nos laboratórios da clínica, o garoto descobre coisas horripilantes envolvente a médica e os outros pacientes. Eli tenta convencer seus pais a sair, sem sucesso.

Desfecho embaraçoso

Eli é daqueles filmes que tinha tudo para dar certo - enredo interessante, bons sustos, atmosfera tensa, mas que desandou no último ato. O clima misterioso é deixado de lado para acrescentar uma enxurrada de clichês, apresentando uma reviravolta totalmente fora do contexto, repetitiva e maçante, capaz de entediar qualquer fã de terror/suspense. As atuações são boas, especialmente do elenco mirim, a fotografia e a trilha sonora também são interessantes, o maior problema é a sua finalização.

Confesso que quase desisti de assistir o filme nos minutos finais, tamanha foi a minha frustração, só não o fiz porque sou teimosa. Esperava algo no estilo "Sexto Sentido" e recebi sessões de clichês. Sai do filme desapontada, mas ainda assim deixo a dica a quem possa se interessar pela história.

Ficha técnica

Título original: Eli
Duração: 98 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Drama,Mistério
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2019