A Garota Dinamarquesa (2015): sobre uma história verídica - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 22, 2023

A Garota Dinamarquesa (2015): sobre uma história verídica

A Garota Dinamarquesa é um drama biográfico dirigido por Tom Hooper, de Os Miseráveis (2012) e O Discurso do Rei (2010). O roteiro de Lucinda Coxon foi baseado no livro homônimo de David Ebershoff, publicado em 2000.

A Garota Dinamarquesa
Alicia Vikander e Eddie Redmayne em cena no filme "A Garota Dinamarquesa"

Sinopse - A história se passa na década de 20 em Copenhagen, na Dinamarca. Dois artistas vivem para sua arte e um para o outro. Ele, Einar (Eddie Redmayne), pinta paisagens delicadas e tem obtido sucesso em sua carreira. Ela, Gerda (Alicia Vikander), faz retratos e luta para conseguir algum destaque.

Ao pedir que Einar pose com roupas femininas para terminar uma obra, ela sem imaginar, inicia uma secreta obsessão no marido, que se lança em uma jornada de autodescoberta. Aos poucos a repressão de Lili Elbe, o alter ego de Einar, vai sendo eliminado e a garota dinamarquesa vem à tona. O pintor Einar foi o primeiro homem a realizar a cirurgia de mudança de sexo, se tornando assim icônico e pioneiro para os transgêneros. 

Cada cena é uma pintura a óleo

A Garota Dinamarquesa é um dos mais belos filmes que já assisti. Mentalmente coloquei em uma moldura, porque as cenas são pinturas que merecem ser transformadas em obra de arte. Os figurinos são um vislumbre, os cenários, a fotografia, tudo lindo de se ver. Já assisti muitos filmes, porém foram poucos que conseguiram o efeito semelhante, fui sugada para dentro da história com tanta força e sensibilidade, que em determinados momentos eu conseguia sentir exatamente o que cada um dos personagens sentia.

Eddie Redmayne, mais vez uma entrega-se a um papel difícil e transformador. Ele consegue passar ao espectador várias emoções diferentes com seu trabalho poderoso e sensível. O ator britânico está fenomenal, até mais do que esteve na pele do físico Stephen Hawking, performance que lhe deu o Oscar de Melhor Ator na edição de 2015. 

O filme não é somente da Lili, temos Alicia Vikander que rouba a cena com sua doce e forte Gerda. Que mulher mais admirável, aprendi tanto com ela nesses 120 minutos de película, Gerda foi o amor fiel e incondicional em forma humana, esse amor verdadeiro que todos esbravejamos aos quatro ventos, mas raros sentem de fato. Gerda nos ensina a amar incondicionalmente, ela ajuda Lili na sua transformação e também consegue lidar com a solidão da perda do esposo, tudo isso enquanto cuida da casa e busca estabelecer sua carreira. Mulher de fibra que merece todos os aplausos.

Em resumo, A Garota Dinamarquesa é uma pérola rara que conta uma história de amor, cumplicidade e compreensão com paixão. Todos os elogios para este filme ainda são poucos, é um estrondoso espetáculo visual e técnico.

Ficha técnica

Título original: The Danish Girl
Duração: 119 minutos
Gênero: Biografia, Romance, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos da América, Alemanha, Bélgica, Japão
Ano de lançamento: 2015