Judy - Muito Além do Arco-Íris (2019): uma história melancólica - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 20, 2023

Judy - Muito Além do Arco-Íris (2019): uma história melancólica

Judy - Muito Além do Arco-Íris é um drama biográfico que reconta partes da vida da atriz e cantora Judy Garland. Foi dirigido por Rupert Goold, de Rei Charles III (2017) e Macbeth (2010). O roteiro de Tom Edge é uma adaptação do musical da Broadway End of the Rainbow, de Peter Quilter.

Judy - Muito Além do Arco-Íris
Renée Zellweger em cena no filme "Judy - Muito Além do Arco-Íris"

Sinopse - O filme começa mostrando Judy Garland (Darci Shaw) aos 14 anos de idade fazendo o teste para o filme O Mágico de Oz (1939). Em seguida ocorre uma passagem no tempo, Judy (Renée Zellweger), com a carreira em declínio, se apresenta com dois de seus três filhos, Liza Minnelli (Gemma-Leah Devereux) e Joey Luft (Lewin Lloyd). Endividada, ela se vê obrigada a voltar para a casa de Sidney Luft (Rufus Sewell), seu ex-marido.

Outra passagem no tempo, agora estamos no inverno de 1968, Judy continua endividada, ao ser rejeitada por produtores de Hollywood, ela decide impulsionar sua carreira na Grã-Bretania. Judy embarca para o Reino Unido deixando seus filhos sob os cuidados do ex-marido.

No início sua carreira parece decolar novamente, Judy comemora os aplausos que recebe do público, mas abusos de substâncias químicas e atrasos são os grandes empecilhos do seu sucesso na Europa. Seu amigo Mickey Deans (Finn Wittrock) chega a Londres em uma visita surpresa, isso a anima.

Além da ansiedade e insegurança, Judy começa a ter problemas com a voz devido uma traqueotomia. Ela passa por exames médicos e o diagnóstico é exaustão física e mental, como tratamento é recomendado repouso. O relacionamento com Deans se torno amoroso e Judy se casa, pela quinta vez. Sua vida e carreira parecia finalmente entrar nos eixos, no entanto, tudo deslancha novamente...

No final do arco-íris a mágica desapareceu

Por ser fã do cinema clássico, gosto de assistir cinebiografias dos atores e atrizes daquela época, e dessa forma, conhecer um pouco da vida pessoal dos astros e estrelas de Hollywood, mas a cinebiografia de Judy Garland é uma das mais dolorosas que assisti.

Judy - Muito Além do Arco-Íris reconta somente o último ano de vida da atriz, mas já é o suficiente para o público entender o quão sofrida foi a vida dela. Seus problemas com vícios, sua insegurança, seus medos e traumas, conhecemos uma Judy muito além da doce Dorothy, uma adolescente talentosa que teve sua vida roubada por um homem autoritário e machista, Louis B. Mayer, o proprietário da Metro-Goldwyn-Mayer [MGM], maior e mais rentável estúdio de cinema da época. São poucas cenas que Mayer aparece, mas o suficiente para ser impactante.

Judy Garland era uma menina sonhadora com um talento incomum que teve a má sorte de cruzar o caminho de um mercenário. Mayer apresentou à garota um lugar além do arco-íris, mas em vez de encontrar um céu azul como a música Over The Rainbow sugere, ela encontrou um mundo cinzento. Na estradinha de tijolos amarelos havia muitos espinhos, Judy pisou, se feriu e suas feridas permaneceram sangrando até seu último segundo de vida.

Frances Ethel Gumm nasceu em 1922 e adotou o nome artístico de Judy Garland, a jovem atriz se destacou por ter uma voz perfeita, porém era frequentemente humilhada nos sets de filmagens por não ter o estereótipo das outras garotas de sua geração. Judy sofreu na pele as consequências do cinema hollywoodiano da época que visava somente lucro e glamour, deixando de lado o bem-estar des seus artistas.

Judy - Muito Além do Arco-Íris não é um filme perfeito, o roteiro tem vários problemas bem visíveis, mas o talento de Renée Zellweger praticamente extingue as falhas do roteiro. A atriz se entrega de corpo e alma ao papel e nos presenteia com a melhor atuação de sua carreira, até o momento. Zellweger transmite ao público todas as dores que Judy carregava na alma, seus problemas com o alcoolismo, o vício em medicamentos, a insônia que a maltratava e a depressão profunda que a corroía. 

Ainda que não seja a cinebiografia que Judy Garland merecia receber, Judy - Muito Além do Arco-Íris deve ser assistido por todos os admiradores da grande estrela do cinema clássico.

Ficha técnica

Título original: Judy
Duração: 118 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Romance, Musical
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido, França, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2019