Bombay Rose (2019): um conto animado indiano - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 20, 2023

Bombay Rose (2019): um conto animado indiano

Bombay Rose é um filme de animação com belos traços feitos à mão que conta a história de um amor proibido. Foi dirigido por Gitanjali Rao que co-escreveu o roteiro junto de Nadja DumouchelAsad Hussain.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "Bombay Rose"

Sinopse - Conta a história de Kamala (Cyli Khare), uma vendedora de flores hindu que mora com o avô (Virendra Saxena), um relojoeiro e a irmã Tara (Gargi Shitole), uma estudante sempre disposta a ajudar os outros. A jovem fugiu com sua família para Bombaim depois de desistir de um casamento infantil forçado com um velho rico.

Para complementar a renda da família, Kamala também trabalha como dançarina em uma boate chamada Pyaasa, isso atrai a atenção de Mike (Makrand Deshpande), um cafetão. Este consegue um emprego para ela em Dubai.

Tara, sempre prestativa, acompanha Shirley D'Souza (Amardeep Jha), uma atriz dos anos 1950, que vai todos os dias levar uma rosa vermelha ao túmulo do marido. A mulher percebe que alguém está roubando as flores do cemitério e fica furiosa.

Certo dia, Kamala percebe que há outro vendedor de flores na sua rua, trata-se de Salim (Amit Deondi), um refugiado muçulmano da Caxemira que migrou para Mumbai após a morte de seus pais e está desempregado. Ambos se apaixonam, mas a única comunicação possível entre eles é através dos olhares.

Retratos de uma realidade

Bombay Rose explora a pluralidade da Índia, nos oferecendo múltiplos pontos de vista sobre o cotidiano de centenas de milhões de pessoas que lá residem. Cada personagem foi bem elaborado e cada história particular é um fragmento da pobreza que impera nas ruas de Mumbai. Por ser não linear, a trama soa um pouco confusa, passando da realidade cotidiana para o mundo dos sonhos e vice-versa. Um dica é prestar bastante atenção nos detalhes da obra.

Além dos belos traços e cores vibrantes, a animação também traz lindas canções indianas. E, mesmo mostrado a fragilidade humana em duas inúmeras facetas, Bombay Rose é uma celebração à vida.

Ficha técnica

Título original: Bombay Rose
Duração: 97 minutos
Gênero: Animação, Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Índia, Catar, Reino Unido, França
Ano de lançamento: 2019