Dente Canino (2009): drama grego sobre patriarcado - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, março 16, 2023

Dente Canino (2009): drama grego sobre patriarcado

Dente Canino é um drama grego escrito que traz uma temática delicada e perturbadora. Foi escrito e  dirigido por Yorgos Lanthimos, que também dirigiu A Favorita (2018), O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017) e O Lagosta (2015). 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Aggeliki Papoulia, Mary Tsoni e Christos Stergioglou em cena no filme "Dente Canino"

Sinopse - Conhecemos a história de um casal, pai (Christos Stergioglou) e mãe (Michele Valley) que criam seus três filhos, o rapaz (Hristos Passalis), a filha mais velha (Aggeliki Papoulia) e a filha mais nova (Mary Tsoni), sem nenhum contato com o mundo exterior.

A família mora em uma bela casa afastava da cidade e somente o pai pode sair para ir trabalhar, enquanto a mãe e os filhos passam o dia cercados por jardins e altos muros.

As restrições não são apenas físicas. As regras, a maioria delas absurdas, garantem a alienação dos filhos quanto ao mundo exterior. Uma delas diz que um membro da família só poderá deixar a casa quando o dente canino cair e, ainda assim, só deverá sair usando o carro.

Existe muito cuidado dos pais em afastar os filhos dos aspectos culturais do mundo fora da casa, os rótulos de produtos são retirados e o uso da televisão é restrito apenas para reprodução de vídeos caseiros que retratam cenas do cotidiano da família.

As regras funcionam dentro do planejado até o momento em que, para saciar os desejos sexuais do filho, o pai trás para dentro da casa Christine (Anna Kalaitzidou), uma mulher que foi contratada para tal função. A presença da jovem origina um processo de infiltração de aspetos do mundo exterior para o interior da casa.

Através de Christine, a filha mais velha vai ter contato com a cultura pop por meio de filmes. Este confronto de realidades dá inicio a uma serie de conflitos físicos e psicológicos que abalam o pequeno mundo restrito criado pelos pais.

Uma família disfuncional   

Dente Canino é um filme que gera desconforto e angustia, em alguns momentos cativa devido a inocência de seus personagens jovens, em outros faz com que lamentemos pelo destino de pessoas tão miseráveis e ignorantes. Mas acima de tudo, rende muitas interpretações, é possível ficar remoendo durante dias tudo que foi visto e ainda assim não conseguir formar uma opinião definitiva.

Através de cenas fortes e impactantes, a trama critica abertamente uma característica fundamental da nossa sociedade: o controle sobre os indivíduos. O filme não especifica o que levou o casal a optar pela educação opressora, embora fique subentendido que tudo começou com a melhor das intenções e sem grandes barreiras e imposições, até tomar um desvio do qual já não havia mais volta.

Embora Dente Canino seja um filme difícil de digerir, é altamente recomendável por despertar questionamentos do quanto a história contada reflete sobre cada um de nós. Uma maneira nada convencional, mas bem eficiente de gerar repulsa, indignação e reflexão sobre os limites do que pode ser considerado aceitável na forma de educar os filhos.

Ficha técnica

Título original: Kynodontas
Duração: 94 minutos
Gênero: Suspense, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Grécia
Ano de lançamento: 2009