O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): uma escolha perturbadora - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 13, 2020

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): uma escolha perturbadora

O Sacrifício do Cervo Sagrado é um inquietante thriller de mistério do cineasta grego Yorgos Lanthimos, mesmo diretor de Dente Canino (2009) e O Lagosta (2015). Lanthimos co-escreveu o roteiro junto com Efthymis Filippou, tendo como fonte de inspiração Ifigênia em Áulide, a última peça teatral que se tem conhecimento de Eurípides, o famoso poeta grego que viveu no século V a.C.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Colin Farrell e Nicole Kidman em cena no filme "O Sacrifício do Cervo Sagrado"

Sinopse - A trama acompanha Steven Murphy (Colin Farrell), um competente cirurgião cardiovascular que mantém uma estranha amizade com Martin (Barry Keoghan), um jovem de 16 anos. O Dr. esconde essa amizade da esposa Anna (Nicole Kidman) e de seus filhos Kim (Raffey Cassidy) e Bob (Sunny Suljic). Ele sente que tem obrigação de cuidar do jovem, que perdeu o pai na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven.

Certo dia Steven decide apresentar o garoto à família. Porém, quando Martin não recebe mais a atenção desejada, ao invés de se afastar ele se aproxima cada vez mais da família Murphy. Ele tenta uma aproximação de Steven com sua mãe (Alicia Silverstone), mas ao perceber que seu plano não da certo, ele muda de estratégia. 

Misteriosamente, os filhos do casal ficam doentes e não conseguem andar ou mesmo comer. Cada dia que passa as crianças ficam mais doentes e a cura só se dará quando houver um sacrifício, igualmente fez Agamemnon durante a Guerra de Tróia.

Cada atitude gera uma consequência

O Sacrifício do Cervo Sagrado faz parte da remessa de filmes que desperta amor ou ódio, não existe meio termo. Não é um filme para todos os públicos, na realidade, é uma obra para um grupo bem restrito de espectadores. A maneira como foi filmado já causa uma certa agonia, a câmera se movimenta constantemente. Por vezes começa afastada e vai se aproximando dos personagens. Em outros momentos ocorre justamente o contrário.

O ritmo lento e a forma robótica como agem os personagens foram mexendo com minhas emoções. Do estranhamento inicial surgiu uma certa compaixão por aquela família esquisita, eles são tão vazios de sentimentos que parece seres sem almas. O incômodo foi inevitável em praticamente todo o filme. A paleta de cores neutras cria uma atmosfera de sonho, ou pesadelo.

Em suma, O Sacrifício do Cervo Sagrado é um filme desafiador, enigmático e perturbador, é totalmente diferente das obras hollywoodianas que estamos acostumados a ver. É um filme estranhamente maravilhoso que vale a pena conferir, mas só recomendo para quem não gosta de obras mastigadas, aqui tudo é complexo.

Ficha técnica

Título original: The Killing of a Sacred Deer
Duração: 121 minutos
Gênero: Suspense, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Reino Unido, Irlanda
Ano de lançamento: 2017