O Amante de Lady Chatterley (1981): romance ousado de época - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 07, 2023

O Amante de Lady Chatterley (1981): romance ousado de época

O Amante de Lady Chatterley é um filme de drama romântico com toques de erotismo. Foi dirigido por Just Jaeckin que co-escreveu o roteiro junto de Marc Behm e Christopher Wicking e é baseado no romance homônimo de DH Lawrence, publicado em 1928.

O Amante de Lady Chatterley
Sylvia Kristel e Nicholas Clay em cena no filme  "O Amante de Lady Chatterley"

Sinopse - Connie Chatterley (Sylvia Kristel) é uma bela mulher que está completamente apaixonada pelo marido Sir Clifford Chatterley (Shane Briant) e aguarda ansiosamente por sua volta da guerra, para sua decepção, ele retorna paraplégico e se recusa a tocá-la. Ele a deixa livre para buscar em outros homens o que não pode lhe oferecer, isso a entristece ainda mais.

Certo dia, enquanto passeava pelo bosque, Connie avista Oliver Mellors (Nicholas Clay), um trabalhador braçal que banha-se em sua cabana. Imediatamente ela se sente atraído por aquele homem rústico. 

No dia seguinte ela volta a cabana e o aborda, mas é hostilizada por causa de suas diferenças de classe. Apesar de ser tratada com desdém, Connie continua voltando a cabana e tentando uma aproximação. Não demora muito para surgir um relacionamento carnal entre eles que rapidamente se transforma em uma paixão avassaladora.  

Quando Clifford descobre que sua esposa está tendo um caso extraconjugal com um homem de classe inferior que a sua, fica extremamente furioso e envia  Connie para a Itália. No entanto, ela descobre que está grávida de Oliver e decide lutar contra tudo e todos para estar ao lado do homem que ama.

Sobra erotismo, mas falta ousadia

O Amante de Lady Chatterley não é a melhor adaptação que assisti do famoso romance literário, mas provavelmente é a mais erótica. O filme tenta apresentar seriedade, porém, a superficialidade do roteiro e o exagero de cenas sensuais, inclusive explícitas, o transformam em material de exploração. É menos chocante que A História de 'O', que também foi dirigido por Just Jaeckin

É um filme controverso que desperta curiosidade, mas não consegue manter o espectador interessado por muito tempo. Da mesma forma que aconteceu com o filme A História de 'O (1975), história é demasiadamente arrastada, com diálogos pouco eficientes e personagens desinteressantes. O teor social da luta de classes que era o foco da história perde sua complexidade, restando apenas um romance bucólico esquecível. 

Resumindo, O Amante de Lady Chatterley é um filme ousado, mas não tem a ousadia de criar uma história realmente atraente. Na minha opinião, O Amante de Lady Chatterley da Netflix ainda é a melhor versão do polêmico livro de DH Lawrence.

Minhas noites não serão assombradas por arrependimentos.

Ficha técnica

Título original: Lady Chatterley’s Lover
Duração: 104 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Reino Unido, França, Alemanha
Ano de lançamento: 1981