Fievel - Um Conto Americano (1986): animação nostálgica - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 05, 2023

Fievel - Um Conto Americano (1986): animação nostálgica

Fievel - Um Conto Americano é um clássico animado oitentista dirigido por Don Bluth. O roteiro escrito por Judy Freudberg e Tony Geiss narra as aventuras de um ratinho adorável.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "Fievel - Um Conto Americano"

Sinopse - A história começa em 1885, na Rússia. A família de ratos russo-judaica Ratoskewitzes decide imigrar para os Estados Unidos, à procura de uma vida melhor. Cansados de sofrer com ataques dos gatos, os Ratoskewitzes acreditarem que não existem gatos na América e embarcam em um navio rumo à terra nova.

Durante a viagem de navio, o pequeno Fievel é levado por uma tempestade e acaba separado da família. A família chega aos Estados Unidos, mas estão tristes porque imaginam que perderam Fievel para sempre. Entretanto, Fievel consegue escapar com vida e chega a Nova York dentro de uma garrafa e é ajudado por um pombo francês chamado Henri.

O pequeno ratinho parte em busca da sua família. Não demora muito para ele descobrir a dura realidade do novo mundo, onde afinal, também existem gatos. Durante a jornada para reencontrar a família, Fievel enfrenta muitos desafios, mas também faz vários amigos.

Um clássico infantil que aquece o coração  

Fievel - Um Conto Americano é um desenho animado que marcou minha infância, foi o primeiro filme de animação que assisti, lembro até hoje a emoção que senti. Revi o filme depois de adulta, o encantamento permaneceu o mesmo de quando era criança.

O filme apresenta uma história simples, mas carregada de beleza e sutilezas que encanta as crianças e induz reflexões nos adultos. A trilha sonora também é memorável, casa perfeitamente com a história contada. Os traços bem feitos chamou bastante atenção do público e da crítica que, na época do lançamento, só estava acostumado a ver filmes animados da Disney. Fievel - Um Conto Americano é um grande clássico animado que vale a pena ver e rever sempre que possível. 

Ficha técnica

Título original: An American Tail
Duração: 80 minutos
Gênero: Animação, Comédia, Drama, Família, Musical, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1986