Mary Poppins (1964): uma babá inusitada - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 05, 2023

Mary Poppins (1964): uma babá inusitada

Mary Poppins é um clássico infantil atemporal que encanta crianças e adultos com seus números musicais e sutileza dos personagens. Foi dirigido por Robert Stevenson a partir do roteiro escrito por Don DaGradi e Bill Walsh, e é baseado nos livros de Mary Poppins escrito por P.L. Travers.

Mary Poppins
Julie Andrews e Dick Van Dyke em cena no filme "Mary Poppins"

Sinopse - A história se passa na charmosa Londres de 1910. O banqueiro Mr. Banks (David Tomlinson) resolve redigir uma anúncio para contratar uma nova babá, pois Katia Nanna (Elsa Lanchester) pediu demissão após Michael (Matthew Garber) e Jane (Karen Dotrice), filhos do banqueiro, desaparecem novamente.

As crianças também escrevem um anúncio, que difere totalmente da babá que Mr. Banks pretende contratar. O pai lê o anúncio, rasga e joga na lareira. Mrs. Banks (Gynis Johns) tenta acalmar o marido, entretanto, seus pensamentos estão focados na luta dos direitos das mulheres.

Todavia, os pedaços do anúncio que estavam na lareira voam milagrosamente, indo para numa nuvem onde encontrava-se uma pessoa muito especial. No dia seguinte, muitas candidatas aparecem para preencher a vaga de babá, mas um vento muito forte afasta todas as mulheres. Eis que Mary Poppins (Julie Andrews) desce das nuvens, usando um guarda-chuva, e se dirige para a mansão dos Banks.

Ao chegar na casa, ela conhece o Mr. Banks que fica atordoado quando Mary Poppins lê o anúncio que ele havia rasgado e jogado fora. Sem saída, Mr. Banks acaba contratando a nova babá. Quando Michael e Jane conhecem a nova babá, eles ficam fascinados, pois Mary Poppins era exatamente a babá que as crianças sempre desejaram.

A partir do momento em que Mary Poppins entra na vida dos Banks, a vida das crianças se torna um mundo de surpresas fascinantes. Juntamente com Bert (Dick Van Dyke), um pintor de telas apaixonado pelas artes e pela bela amiga Mary Poppins, as crianças vão viver muitas aventuras emocionantes. Até que certo dia, novos ventos se aproximam...

Um filme que nunca envelhece

Mary Poppins é um filme infantil maravilhoso, perfeito para despertar a criança adormecida dentro de cada adulto. O filme é recheado de cenas marcantes e canções inesquecíveis, que o passar dos anos tratou de torná-las eternas.

Sempre que assisto fico imaginando o trabalho que deu para fazer todas as cenas que misturavam pessoas com desenhos animados (lembrando que naquela época não havia técnicas de computação). É perceptível a conexão simultânea dos diálogos, coreografias e efeitos especiais. Tudo muito bem elaborado e majestosamente concretizado.

É um clássico absoluto e obrigatório para todos que apreciam dos bons filmes. Foi produzido magistralmente perfeito, sendo adorável em todos os quesitos. É, e sempre será magnifico para as crianças e irresistível para os adultos, com mensagens belíssimas para toda a família, com um desfecho emocionante e inesquecível.

Por fim, Mary Poppins é uma obra primorosa dos estúdios Disney. Um pedacinho de cinema extremamente colorido, divertido e criativo, que encanta e seduz tanto os amantes dos grandes musicais, quanto os cinéfilos mais simplistas. 

Ficha técnica

Título original: Mary Poppins
Duração: 139 minutos
Gênero: Fantasia, Musical, Comédia, Família, Clássico
Classificação  indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1964