O Lado Bom da Vida (2012): sobre relacionamentos problemáticos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 26, 2022

O Lado Bom da Vida (2012): sobre relacionamentos problemáticos

O Lado Bom da Vida é um filme de comédia dramática do diretor David O. Russell, de Amsterdã (2022), Joy: O Nome do Sucesso (2015) e Trapaça (2013). O roteiro foi co-escrito por Russell junto de Matthew Quick

O Lado Bom da Vida
Bradley Cooper e Jennifer Lawrence em cena no filme "O Lado Bom da Vida"

Sinopse - Na trama, Pat (Bradley Cooper) é um rapaz que cometeu alguns erros no passado quando se viu frente a algo inesperado e por conta disso foi internado em um sanatório, após sair da clínica ele se vê sem casa, sem emprego e sem casamento, não tendo outra alternativa a não ser de voltar a morar com os pais.

Sua convivência com seu pai Pat Sr. (Robert De Niro) não é nada fácil por ele ter transtorno obsessivo compulsivo. Pat se descobre ser bipolar somente sua Mãe Dolores (Jacki Weaver) o compreende.

Pat acredita cegamente que poderá recomeçar, reconquistando a esposa e isso torna-se uma obsessão em sua vida, mesmo com a ordem de restrição de 150 metros de distância da ex-mulher. Em um jantar na casa de amigos, Pat acaba conhecendo Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher igualmente problemática, viúva recentemente que convive com o sentimento de perda e está em depressão profunda.

O lado positivo das coisas

O enredo de O Lado Bom da Vida é uma mistura perfeita de elementos como futebol americano, apostas, literatura, manias, remédios para depressão e a dança, deixando o filme mais do que interessante. Pat e Tiffany tornam-se amigos, um tentando ajudar o outro e uma competição de dança os aproxima ainda mais.

O filme tem várias cenas hilárias do casal protagonista, com seus distúrbios psicológicos e dramas pessoais. A trama também mostra os distúrbios de todos os personagens, não sendo exclusividade de Pat e Tiffany serem "fora da caixa", cada um tem seu drama pessoal, seja por pressão, distúrbios ou traumas da vida.

Com um enredo simples e mensagem positiva, O Lado Bom da Vida tem aquela porção mágica de nos envolver do começo ao fim, é um filme divertido e com boas lições de vida. Todos passamos por momentos difíceis, quem nunca perdeu um amor, o emprego, pessoas importantes, bens materiais e até mesmo o respeito como ser humano, mas assim como Pat, jamais devemos deixar de acreditar e confiar que tudo vai melhorar, que mesmo o dia nublado tem sua beleza e encanto e que existe o lado bom da vida. 

Ficha técnica

Título original: Silver Linings Playbook
Duração: 122 minutos
Gênero: Drama, Comédia, Romance
Classificação etária: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2012