Precipício (2016): sobre violência contra a mulher - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 24, 2022

Precipício (2016): sobre violência contra a mulher

Precipício é um drama policial austríaco pouco criativo feito para a TV. Foi dirigido por Harald Sicherheitz e escrito por Felix Mitterer

Dicas de Filmes Pela Scheila
Katharina Strasser, Florian Sumerauer e Roland Silbernagl em cena no filme "Precipício"

Sinopse - Na trama, o talento do pianista e organista de bar, Florian Falkner (Gregor Bloeb) impressiona Monika Loeffelhart (Franziska Petri), uma turista alemã, que faz uma generosa doação de 10.000 euros para que ele possa fazer a construção de uma torre de órgão.

Esse fato deixa Regina Tiefenbrunner (Gerti Drassl), noiva de Florian, bastante enciumada. Elmar (Clemens Schick), marido de Monika, também não gosta da atitude de sua esposa. No entanto, Monika é encontrada morta em um precipício, mas quando a policial Claudia Wegscheider (Katharina Strasser), o corpo havia desaparecido.

Intrigada com a situação inusitada, Claudia une forças com o policial local Franz (Florian Sumerauer) e o comandante do posto Fritz Haspinger (Roland Silbernagl) para descobrir o mistério. Conforme avançam nas investigações, o trio descobre que o marido de Monika pode estar envolvido no crime. Enquanto isso, Claudia é notificada que terá que desistir de sua carreira policial por algo que aconteceu no seu passado.

Boa história que não foi aproveitada

Precipício tenta ser um bom drama policial, mas falha miseravelmente. A proposta é boa, fala sobre feminicídio e violência contra a mulher, mas o enredo confuso e genérico deixa o filme totalmente irrelevante. 

A escrita não inova, deixando a sensação de estarmos vendo algo que já vimos antes e os personagens não tem nenhum carisma, impossível se importar com o destino deles. Faltou criatividade por parte da direção e também faltou entrega por parte do elenco, as performances são fracas e risíveis. 

Se a história vergasse por outro rumo, Precipício provavelmente seria um bom filme sobre temas importantes. O filme só não é total perda de tempo por causa das belas paisagens idílicas da Áustria. Outro filme que faz parte da mesma série de filmes austríacos é Abismos (2020).

Ficha técnica

Título original: Sommernachtsmord
Duração: 188 minutos
Gênero: Terror, Policial, Drama, Comédia
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Áustria
Ano de lançamento: 2016