Névoa em Agosto (2016): a crueldade da guerra - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 25, 2022

Névoa em Agosto (2016): a crueldade da guerra

Névoa em Agosto é um drama de guerra alemão do diretor Kai Wessel que traz recortes históricos amargos sobre o projeto nazista 'T4' aplicado em pessoas com alguma deficiência física ou mental. O roteiro de Holger Karsten Schmidt é baseado no romance homônimo de Robert Domes que conta a história real de Ernst Lossa

Dicas de Filmes Pela Scheila
Ivo Pietzcker e Jule Hermann em cena no filme "Névoa em Agosto"

Sinopse - A trama segue Ernst Lossa (Ivo Pietzcker), um garoto de 14 anos de idade enviado para uma instituição que trata de doentes mentais. Lá, ele é vigiado pelo Dr. Werner Veithausen (Sebastian Koch), médico responsável pelo local que considera o adolescente um 'garoto problemático'. Ernst aguarda ansiosamente seu pai, Christian Lossa (Karl Markovics), buscá-lo para juntos irem morar na América. 

Enquanto isso, dentro da instituição, um programa de eutanásia é colocado em prática pelo médico e por sua fiel ajudante, a Irmã Edith Kiefer (Henriette Confurius), uma enfermeira sombria que está disposta a exterminar todos os pacientes infantis da instituição.

Ernst faz amizade com Nandl (Jule Hermann) e juntos descobrem as atrocidades cometidas pelo médico e sua enfermeira. Mas as crianças não estão sós, elas contam com o apoio da bondosa Irmã Sophia (Fritzi Haberlandt), ela tenta proteger as crianças dos atos maldosos da colega de profissão. Ernst elabora um plano de fuga, mas escapar das garras do tenebroso Dr. Veithausen não será tarefa fácil.

Fragmento cruel da Segunda Guerra Mundial 

Névoa em Agosto é um ótimo filme que traz um recorte pouco comentado que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, a eutanásia de pessoas consideradas indignas de viver. O projeto T4 foi o primeiro programa de extermínio em massa da Alemanha nazista e tinha como objetivo  eliminar crianças e adolescentes que possuíam algum transtorno mental. Estima-se que entre os anos 1941-1945 foram mortos mais de 300 mil crianças e adolescentes por meio do programa.

Nem todos tem estrutura emocional para assistir Névoa em Agosto, a temática do filme é amarga e sombria, mas os assassinatos sistêmicos de alemães realizados durante a Segunda Guerra Mundial precisava ser contada no cinema. O filme é elaborado como um docudrama ao mostrar fatos históricos enquanto narra a história de amadurecimento de Ernst Lossa, um adolescente de 14 anos que sentiu na pele os horrores do projeto de eliminação de alemães deficientes.

Nesses tempos sombrios que o negacionismo tenta encobrir os horrores praticados pelos nazistas, filmes como Névoa em Agosto são extremamente necessários. Não é um filme agradável de assistir, tampouco de esquecer, dói na alma saber que centenas de milhares de vidas foram ceifadas na tenra idade por adultos sádicos.

Ficha técnica

Título original: Nebel im August
Duração: 121 minutos
Gênero: Terror, Drama, Guerra
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Alemanha
Ano de lançamento: 2016