Abismos (2020): drama familiar sombrio sobre abusos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, fevereiro 21, 2023

Abismos (2020): drama familiar sombrio sobre abusos

Abismos é um thriller investigativo austríaco que faz parte de uma série de filmes rurais feitos para a TV. Foi dirigido por Mirjam Unger a partir do roteiro escrito por Eva Tester

Abismos
Patricia Aulitzky e Dominik Raneburger em cena no filme "Abismos"

Sinopse - O filme segue Lisa Kuen (Patricia Aulitzky), uma experiente policial que interrompe suas férias após descobrir que um corpo foi encontrado em um lago no Tirol, provavelmente homicídio. Ela decide investigar o caso, deixando seu colega Alex (Dominik Raneburger) furioso, porque era sua oportunidade de mostrar seus dotes investigativos aos seus superiores.

Mesmo a contragosto, Alex aceita auxiliar Lisa na investigação. Eles descobrem que o cadáver encontrado é de Frieda Goldbacher (Lisa Stadler), uma mulher profissional do sexo que trabalhava no bordel de Carla (Anna Thalbach). Ao conversar com Tamara (Maresi Riegner), melhor amiga da vítima, Lisa fica sabendo que a vítima era adotada e estava em busca dos pais biológicos.

O principal suspeito do crime é Hary Hainl, namorado da vítima. Entretanto, quando Lisa consegue a lista de clientes de Frieda, um nome chama sua atenção. Trata-se do técnico de futebol Franz Kindl (Fritz Egger), pai biológico de Lisa que abandonou a família há vinte anos, depois que a filha Anna (Nora Schernthaner), irmã de Lisa, cometeu suicídio aos 12 anos de idade.

Conforme a investigação avança, feridas não cicatrizadas voltam a sangrar e verdades nunca reveladas vem à tona revelando um passado sombrio de seu pai, que Lisa desconhecia até então.

Um mistério de assassinato intrigante   

Abismos é um ótimo thriller policial investigativo, mas o filme vai além de um simples mistério de assassinato ocorrido em um lugar edílico, aborda uma temática pesada ao trazer um drama família sombrio. 

Enquanto assistimos recebemos algumas informações da infância da protagonista, ficamos sabendo que ela tinha uma irmã que por circunstâncias desconhecidas atentou contra a própria vida quando tinha apenas 12 anos e, depois disso seu pai foi embora e sua mãe se tornou alcoólatra. Para piorar a situação, seu pai reapareceu e está na lista de suspeitos de matar uma jovem garota de programa. Quanto mais Lisa se aproxima da verdade, mais recebe informações sinistras envolvendo sua família. O desfecho dessa história é chocante

Embora seja um filme feito para a TV, Abismos é bem escrito, com diálogos instigantes e personagens bem elaborados. As atuações são boas, especialmente da atriz Patricia Aulitzky que interpreta a policial durona e desobediente. Recomendo para quem gosta de um filme policial com elementos de suspense e altas doses de drama.

Ficha técnica

Título original: Das Mädchen aus dem Bergsee
Duração: 89 minutos
Gênero: Policial, Suspense
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Áustria
Ano de lançamento: 2020