Alabama Monroe (2012): drama intenso sobre amor e dor - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, agosto 29, 2022

Alabama Monroe (2012): drama intenso sobre amor e dor

Alabama Monroe é um filme de drama belga sobre a intensidade do amor, o amargor da perda e a tristeza de ter os sonhos dilacerados, sempre embalada pela magnifica trilha sonora country bluegrass. Foi dirigido por Felix van Groeningen que co-escreveu o roteiro junto de Carl Joos. É baseado em uma peça de teatro escrita por Johan Heldenbergh e Mieke Dobbels

Alabama Monroe
Veerle Baetens e Jonah Heldenbergh em cena no filme "Alabama Monroe

Sinopse - Conhecemos Didier (Jonah Heldenbergh), músico de uma banda de bluegrass, música popular americana dos anos 40, considerada a raiz do country que valoriza o bandolim, o banjo, o violino, além dos vocais harmônicos.

Para ele, o Estados Unidos é o lugar perfeito, onde os sonhos podem ser realizados. Com um estilo cowboy, barba e cabelos compridos, mora num trailer dentro de um rancho que herdou da família. Ele é um ateu romântico completamente apaixonado pela música.

A tatuadora Elise (Veerle Baetens) arrebata o coração deste homem, e não demora muito para que se casem. Ela é religiosa, porém mais realista e ao mesmo tempo mais esperançosa com a vida.

No início Didier fica incomodado com a rapidez que as coisas aconteceram, principalmente a gravidez de Elise, que pega-o de surpresa, mas ele acaba reformando a casa e o que vemos é uma linda família rodeada de amigos leais e muita música boa.

Mas a vida desse casal apaixonado muda drasticamente quando a filha de seis anos, Maybelle (Nell Cattrysse), fica doente, muitos questionamentos surgem a partir de então.

As cenas no hospital são bem tristes, ter de lidar com uma doença tão ingrata na idade de Maybelle despedaça o coração de qualquer espectador.

Em determinado momento, Maybelle pega um pássaro morto e pergunta para onde ele vai, Didier se recusa a dar qualquer explicação que sirva de alento, afinal, isso iria contra a sua forma de pensar. Para ele, depois da morte só existe a escuridão. Um vazio total.

A desconstrução da ideia que ele faz dos Estados Unidos acontece quando assiste na TV que a religião barra as pesquisas das células tronco. A doença de Maybelle vai se agravando a cada dia e o casal começa a se distanciar.

A partir de um determinado momento, o casal não consegue mais se encontrar. Elise muda o nome para Alabama e seu controle emocional não sustenta os ataques descrentes de Didier. O desfecho mostra o quanto é perigoso destruir as crenças dos outros, porque muitas vezes esse seja o meio de defesa e a sua sustentação.

História comovente embalada por boa música

A forma não linear da narrativa, ora no passado, ora no presente, é editada brilhantemente e ajuda a mostrar mais a fundo a personalidade de cada personagem. A fotografia também é belíssima, a região de Ghent, na Bélgica, é retratada de forma delicada com tons suaves nos momentos mais poéticos da narrativa e tons carregados em instantes mais obscuros. Algumas das cenas mais tensas são atenuadas de acordo com as nuances que casam perfeitamente com as trilhas executadas, que por sinal, são músicas perfeitas.

Alabama Monroe talvez seja o filme mais tristemente belo que já assisti, um drama que mescla dor, música, vida e morte, e que ainda discorre por questionamentos religiosos. É um filme emocional que toca nas profundezas do coração e fica gravado como tatuagem, para jamais ser esquecido. Um conto profundo sobre a vida, retratando as belezas, sutilezas e amarguras de viver.

"Esta pequena estrela é, na verdade, um sol. Um sol que está muito, muito longe. Sua luz tem que viajar um longo caminho, por um longo tempo, para alcançar teus olhos. Então, é possível que essa pequena estrela já tenha desaparecido antes que a sua luz chegue aqui. É quando você vê algo que não está mais lá. Só que isso não importa, porque a luz dessa pequena estrela continua viajando para além dos seus olhos. Sempre mais. E essa pequena estrela vai existir para sempre. Para todo o sempre."

Ficha técnica

Título original: The Broken Circle Breakdown
Duração: 111 minutos
Gênero: Drama, Romance, Musical
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Bélgica, Países Baixos
Ano de lançamento: 2012