O Universo No Olhar (2014): uma história sobre possibilidades - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 27, 2022

O Universo No Olhar (2014): uma história sobre possibilidades

O Universo No Olhar é um filme de ficção científica que envolve a dualidade ciência/espiritualidade, gerando um debate enriquecedor sobre ambas as partes. Foi escrito e dirigido por Mike Cahill, de Bliss: Em Busca da Felicidade (2021) e A Outra Terra (2011).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Michael Pitt e Brit Marling em cena no filme "O Universo No Olhar"

Sinopse - O filme apresenta o Dr. Ian Gray (Michael Pitt), um cientista que tem uma verdadeira fascinação pela biometria da íris ocular, dizendo que cada uma é única, nunca havendo outra igual em todo o mundo.

Devido sua admiração pela íris, Ian cria uma hipótese de que o olho humano tenha evoluído sem a ajuda de um ser superior. Com a ajuda da estagiária Karen (Brit Marling) e do seu melhor amigo Kenny (Steven Yeun), eles desenvolvem uma pesquisa com inúmeros testes em animais.

No entanto, suas convicções sobre um ser superior mudam a partir do momento em que conhece Sofi (Astrid Berges-Frisbey), mulher pela qual Ian se apaixona pelos olhos e depois disso, por completo.

Temos, então, duas pessoas com perspectivas opostas de vida, mas que, por isso mesmo, se atraem. Ian estava vivendo um romance perfeito ao lado de Sofi, mas o destino é traiçoeiro e a vida do casal toma um rumo inesperado.

Os anos passam e, devido a paixão avassaladora que Ian sente por Sofi, ele acaba sendo conduzido à investigações acerca dos mistérios metafísicos que o olho humano pode proporcionar.

Os mistérios além da vida 

O cinema é a arte que vem me deixando cada dia mais sensível e com uma bagagem intelectual enorme sobre os mais variados temas e, no caso deste filme, o envolvimento foi total, pois o roteiro discute um assunto do qual eu acredito, e estudo profundamente, que é a existência de vida após a morte ou reencarnação. Por vários momentos me vi na Sofi, suas convicções espirituais, seus diálogos e sua maneira de enxergar a vida se parece bastante com a minha maneira de enxergar o mundo e tudo ao seu redor.

O Universo No Olhar não é apenas um romance de ficção científica, é um drama fortíssimo, que somente as pessoas de mente aberta conseguirão compreender sua profundidade. O mesmo não tenta mudar a opinião de ninguém, apenas mostra que o amor verdadeiro é capaz de ultrapassar as fronteiras do tempo, do espaço e das dimensões espirituais. É um belo filme sensorial que induz profundas reflexões sobre o que vem depois desta vida.

Ficha técnica

Título original: I Origins
Duração: 106 minutos
Gênero: Ficção Científica, Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2014