Frenesi (1972): suspense primoroso de Alfred Hitchcock - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 27, 2022

Frenesi (1972): suspense primoroso de Alfred Hitchcock

Frenesi não trouxe algo novo no currículo do diretor Alfred Hitchcock, afinal, mostra tudo que o mestre do suspense já havia feito antes, mas a forma compacta, o torna magistral. É o penúltimo filme da carreira de Hitchcock. O roteiro do filme foi escrito por Anthony Shaffer.

Frenesi
Barry Foste e Ann Massey em cena no filme "Frenesi"

Sinopse - Somos transportados até Londres, cenário de crimes assustadores, onde um serial killer anda assassinando mulheres. Já na primeira cena do filme, o espectador se depara com um corpo de uma mulher nua, apenas com uma gravata amarrada no pescoço, boiando nas margens de um rio. Neste momento podemos ver a aparição de Hitchcock no meio da multidão.

Logo somos apresentados a dois personagens: Richard Ian Blayne (John Finch) e Robert Rusk (Barry Foster). Os dois são amigos de longa data, mas possuem personalidades bem distintas. Richard é explosivo, alcoólatra e antissocial, já Robert é educado, gentil e atencioso com todos que atravessam o seu caminho.

Mas, apesar de Richard ser violento, ele sabe tratar bem as mulheres, tanto que, sua ex-esposa Blenda Blaney (Barbara Leing-Hunt) sente um enorme carinho por ele, ajudando-o financeiramente. Richard também está namorando a garçonete Barbara Mullingan (Ann Massey), que ajuda o rapaz e confia nele.

Já seu amigo Richard tem problemas em se relacionar com mulheres, apesar de ser atencioso, vive solitário em seu pequeno apartamento. No entanto, diversos acontecimentos irá colocar em dúvida a amizade destes dois homens.

Tem algumas sequências memoráveis

Frenesi tem cenas excelentes e grandes momentos. As sequências dos assassinatos são memoráveis. Um dos crimes acontece no escritório da ex-esposa de Richard. Aos poucos, o assassino se revela e a vítima descobre que aquele homem ali na sua frente é o "Assassino da Gravata". Notamos claramente o humor genuíno embutido em personagens bizarros. E novamente, o cineasta mostra que não é necessário efeitos especiais e ambientes escuros para produzir um excelente filme de suspense, com muitos sustos, tensão e ansiedade. É considerado o filme mais violento de Hitchcock. 

O outro crime é um desses momentos únicos do cinema, a vítima, inocentemente, vai até o local onde o criminoso mora. A sequência deste assassinato é algo inacreditável, a cena do caminhão de batatas só tinha que surgir da mente de um gênio do suspense. Apreensão e risos se misturam em uma cena tensa e engraçada ao mesmo tempo.

Frenesi tem um primor técnico e apesar de não inovar, as sequências e os momentos inesquecíveis o transformaram em um filme indispensável para todos que gostam do cinema hitchcockiano. O desfecho é básico, não tem reviravoltas, aqui é tudo simples e tenso. Hitchcock nunca precisou de finais surpresa para que seus filmes se tornassem sucesso. É um filme que merece ser revisado vez ou outra.

Ficha técnica

Título original: Frenzy
Duração: 116 minutos
Gênero: Suspense, Clássico
Classificação indicativa12 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1972