Filme: A Outra Terra (2011) - Dicas de Filmes Pela Scheila

domingo, 12 de junho de 2022

Filme: A Outra Terra (2011)

"Another Earth" é um ótimo filme de ficção científica lançado em 2011. Dirigido por Mike Cahill que co-escreveu o roteiro junto de Brit Marling.

Conhecemos Rhoda Williams (Brit Marling), uma adolescente de 17 anos que é apaixonada por astronomia. Ao saber que foi aceita na universidade, ela sai comemorar com os amigos. Embriagada e imprudente, ela volta para casa dirigindo e bate em um carro que estava parado em um cruzamento. No carro estava John Burroughs (William Mapother), sua esposa grávida e o filho pequeno.

Rhoda é presa e cumpre quatro anos de prisão. Depois de receber a liberdade, ela procura por um emprego. Enquanto trabalha como zeladora, Rhoda se inscreve para um concurso que oferece um voo para um planeta recém-descoberto, apelidado de "a Outra Terra".

Certo dia, Rhoda vê John no local onde aconteceu o acidente quatro anos antes. Atormentada pela culpa e remorso, ela pensa em pedir desculpas pelo acidente, mas perde a coragem e finge ser funcionária de uma empresa de limpeza que oferece serviços domésticos de graça. O homem aceita. 

Conforme os dias passam, eles se tornam amigos. Porém, Jonh nem imagina que aquela moça foi a responsável pelo acidente que destruiuu sua família e sua vida. Nesse meio tempo, ela ganha o concurso se tornando uma das primeiras pessoas a viajar para o novo planeta.


Sobre culpa e redenção


"A Outra Terra" não é um típico filme de ficção científica, é um drama silencioso sobre culpa, arrependimento e perdão. O enredo tristemente belo nos faz mergulhar nas profundezas de uma alma atormentada por uma escolha imprudente enquanto nos apresenta o surgimento de uma nova terra, um planeta espelho do nosso. Gostei da maneira como o roteiro juntou as duas temáticas tão diferentes entre si.

O filme é bem escrito, bem conduzido e bem atuado. A atriz Brit Marling consegue nos passar toda a culpa que sua personagem carrega. Enquanto a protagonista busca um jeito de pedir desculpas, ela se agarra na possibilidade de que na outra terra aquela noite fatídica ainda não aconteceu. 

Se por um lado a teoria do novo planeta vai contra os conhecimento da física moderna, por outro o filme nos faz enxergar como um instante é capaz de mudar o rumo de várias vidas. Essa realidade angustiante ocorre diariamente na vida de milhares de pessoas ao redor do nosso planeta. 

"A Outra Terra" é um filme que recomendo, não para todos. O ritmo é lendo, os personagens são introspetivo e o desfecho não vai funcionar igualmente para todos. É preciso ter a mente aberta para captar todas as nuances que a história tem a oferecer. 

Duração: 92 minutos
Categorias: Ficção Científica, Drama, Romance 
Classificação: 12 anos
A Outra Terra (2011)
INQUIETANTE; MELANCÓLICO; REFLEXIVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!