Crimes do Futuro (2022): o horror corporal de Cronenberg - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 06, 2022

Crimes do Futuro (2022): o horror corporal de Cronenberg

Crimes do Futuro um filme de ficção científica e terror que marca o retorno do cineasta David Cronenberg desde eXistenZ (1999), sua última produção destes gêneros. Escrito e dirigido por Cronenberg, este filme não é remake de outro filme do diretor, embora compartilhe o mesmo título. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Léa Seydoux em cena no filme "Crimes do Futuro"

Sinopse - Em um futuro distópico, a dor se tornou algo do passado. Diante disso, os humanos ousaram experimentar técnicas ultrapassando todos os limites do corpo humano e foram longe demais em seus experimentos, provocando uma evolução do corpo humanos nunca antes visto. 

É neste cenário que conhecemos Saul Tenser (Vigo Mortenson), um artista performático que se apresenta publicamente mostrando a metamorfose de seus novos órgãos. Sua parceira é Caprice (Léa Seydoux), uma cirurgiã que é responsável por tatuar e em seguida remover o novo órgão gerado pelo corpo de Saul. Juntos eles atraem a atenção de plateias do mundo todo. 

O casal performático visita uma agência governamental secreta que é responsável por registrar todos os novos órgãos, dirigida por Wippet (Don McKellar) e Timlin (Kristen Stewart). Logo depois, durante uma apresentação, Timlin sussurra uma frase emblemática no ouvido de Saul. Enquanto isso, Lang Dotrice (Scott Speedman) é um pai desesperado que procura Saul para realizar uma autópsia do cadáver do seu filho de oito anos diante das câmeras.

Obra de arte distorcida

Normalmente os filmes de terror de David Cronenberg são perturbadores e ultrajantes, Crimes do Futuro não foge à regra. É provocativo, repulsivo e desagradável. Quando o assunto é chocar, o mestre do horror corporal sabe como fazer. O enredo de Crimes do Futuro é curioso e sombrio, fala de um futuro inóspito, habitado por humanos que tem a capacidade de digerir plásticos e são insensíveis a dor.

 Não é um filme fácil de assistir, o roteiro é desconexo, às vezes soa confuso por conter temas futuristas difíceis de compreender. Crimes do Futuro também tem cenas de "revirar o estômago" literalmente, mas não é tão intragável como A Mosca (1986), Videodrome (1986) e Crash - Estranhos Prazeres (1996).

E, embora a experiência de assistir não tenha sido das melhores, ainda considero um bom filme. O conceito é interessante, tem um grande elenco que entrega ótimas performances, a fotografia é muito bonita e tem uma trilha sonora, porém, o filme tinha potencial para muito mais.

Ficha técnica

Título original: Crimes Of The Future
Duração: 107 minutos
Gênero: Terror, Ficção Científica, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Canadá; Reino Unido; Canadá
Ano de lançamento: 2022